Xbox 13 Anos

por em 15 de novembro de 2014
 

Hoje, dia 15 de novembro, uma marca mundialmente conhecida faz aniversário: Xbox. Inicialmente utilizado apenas como o nome do console da Microsoft que, lançado em 2001, competiria com o Playstation 2 da Sony, o DreamCast da SEGA e o GameCube da Nintendo.

Consoles

Xbox

A ideia original era juntar o Windows aos consoles, que estavam em uma ascensão meteórica. Os desenvolvedores queriam colocar jogos que utilizassem o Direct X numa caixa. Daí veio o nome Direct X Box, que mais tarde ficou apenas Xbox.

Caixa X original

Caixa X original

Em 2002 a Xbox Live foi lançada para que os jogadores pudessem jogar online utilizando conexão banda larga, que foi o primeiro a competir com o Serviço Online do Dreamcast (que teve um dedinho de Microsoft também). Considero o Xbox quase um Sucessor do DreamCast. Repara só no controle:

Tal pai...

Tal pai…

...tal filho.

…tal filho.

Na parte de jogos eu destaco Halo, bem como Halo 2, que apesar de ser possível jogá-los em outras plataformas, originalmente eram “Only on Xbox” (mensagem do banner oficial utilizado em jogos exclusivos para Xbox); Dead of Alive 3 e Ultimate; Dino Crisis 3; Forza Motorsport e; Ninja Gaiden.

Xbox foi o primeiro console norte americano desde o Jaguar, da Atari, e vendeu aproximadamente 24 milhões de unidades e teve como jogo mais vendido o Halo 2, com 8 milhões e meia de cópias vendidas, sendo descontinuado em março de 2009.

Xbox 360

O Xbox 360 foi lançado em 22 de novembro de 2005, sendo o primeiro da sétima geração a chegar ao mercado (Wii: Nov/2006; PS3: Mar/2007 e; Zeebo: 09/2009). O 360 faz referência a uma circunferência completa com 360 graus, pois o Xbox agora poderia se conectar aos seus dispositivos que estiverem ao alcance da rede.

Versão original do 360. Não é a mais bonita, mas pelo menos não parece uma geladeira!

Versão original do 360. Não é a mais bonita, mas pelo menos não parece uma geladeira!

Com o Xbox 360 surgiu, também, a Marketplace, ou Loja, onde é possível comprar jogos, realizar o download de demo e acompanhar os lançamentos de perto. Dentre a lista de jogos, os exclusivos que se destacam são Dead Rising, Halo 3 e 4, bem como o Reach e o ODST, Dead or Alive 4, Gears of War 1, 2, 3 e Judgement, Alan Wake, Forza Motorsport 2, 3, 4 e Horizon, Fable, Ridge Racer 6 e Ninja Gaiden.

O Xbox 360 também inovou no quesito jogabilidade trazendo o Kinect: Um sensor equipado com câmera e sensores de infravermelho e microfone que é capaz de detectar o movimento do jogador sem necessidade de nenhum controle, atendendo também à comandos por voz.

O 360 trouxe um grande crescimento no ramo de entretenimento para a Microsoft, tanto que esta expandiu a marca para Xbox Music, Xbox Video e Xbox Games, utilizados no Windows Phone e no Windows 8.

No quesito vendas, o 360 superou, e muito, seu antecessor, ultrapassando a marca dos 83 milhões de consoles vendidos. O jogo mais vendido foi o Kinect Adventures, com 18 milhões de cópias (devendo boa parte dessas vendas ao fato do jogo acompanhar o Kinect em algumas edições). Esses números ainda irão aumentar, considerando que o console ainda se encontra em produção e ainda existem lançamentos para ele.

Xbox One

Em 22 de Novembro de 2013 (é, a Microsoft gosta de agitar o natal dos gamers) foi lançado o poderoso Xbox One, contra todas as especulações que especulavam para um Xbox 720, o objetivo do Xbox One é ser o único aparelho que você precisa ter em sua sala.

Seu novo Video Cass.. digo.. Xbox One!

Seu novo Video Cass.. digo.. Xbox One!

Os recursos de mídia foram ampliados, podendo agora os jogadores compartilhar vídeos de gameplays comentados (gravados no próprio Xbox One) em uma rede social dentro da Live, assistir TV (sim, existe uma entrada HDMI para conectar a TV a cabo), controlar a TV através do Xbox, realizar chamadas do Skype utilizando o Kinect, acessar o internet explorer entre outras funções que podem ser ampliadas através de aplicativos de terceiros encontrados na Live. Tudo isso enquanto você joga através de uma divisão da tela. O multitarefa funciona de forma simples e bem fluida. Caso não queira digitar utilizando o controle do Xbox (o que é terrível), é possível conectar um computador com Windows 8 ou um Smartphone ao Xbox através do Xbox One Smartglass e utilizar o teclado deles.

Com o Xbox One você faz mais ao mesmo tempo!

Com o Xbox One você faz mais ao mesmo tempo!

Com relação a jogos, o que digo é que estão mais lindos do que nunca, mas estamos longe de ver uma exploração total da capacidade desses consoles. Para Xbox One destaco Ryse, que apesar da pressão feita pela Microsoft para lançamento junto do console, é um jogo lindíssimo, Forza 5 e Horizon 2, Halo 5 que será lançado em breve, Dead Rising 3 e Killer Instinct.

Xbox One é um console novo, com menos de um ano de vida, mas já está chegando à marca dos 10 milhões de consoles vendidos. Existem suposições de que a Microsoft irá lançar uma versão do Xbox One sem o drive de mídia física, mas com o ritmo que estamos com a decadência das mídias físicas, é algo que parece inevitável. A versão original do console vem acompanhada do Kinect, entretanto, já podem ser encontradas versões sem o sensor.

Reza a lenda que o Xbox One também aceita a resolução 4k. Como não tenho nenhuma TV 4K ainda, só me resta esperar que seja verdade para que, daqui uns 2 ou 3 anos eu possa usufruir dessa qualidade.

Jogos

A caixa X também trouxe novas franquias com potenciais estelares para nossas vidas. Vamos falar de algumas que se destacaram:

Halo

Não dá pra falar de Xbox e não falar de Halo. Halo foi originalmente criada pela Bungie com o apoio do Steve Jobs com o objetivo de ser lançado para o MacOS. Entretanto, Bill Gates, que já tinha o Xbox em desenvolvimento e precisava de algo para chamar atenção, gostou do jogo e resolveu comprar a Bungie (pois é, e eu aqui esperando a Black Friday pra comprar pelo menos um jogo) e lançar Halo: Combat Evolved para Xbox.

Desde então Halo nos trouxe muitas alegrias em seus 8 jogos de console, com mais um para ser lançado próximo ano, curta e longa metragem, série de live action, HQs, livros, animes, e, possivelmente, alguns meios de entretenimento extraterrestres, nunca saberemos.

Meu sonho é absorver todo o conteúdo de Halo que nem a Cortana faz com a internet!

Meu sonho é absorver todo o conteúdo de Halo que nem a Cortana faz com a internet!

Forza

Traz um mundo de corridas com carros extremamente bem detalhados. Forza pode ser jogado de modo bem arcade ou, para os mais corajosos, da forma mais simuladora possível, com simulação de dano, freio, curvas, cambio e embreagem. Forza já possui 7 jogos na franquia e cada vez mais acerta na proposta, principalmente na linha Horizon, que é minha preferida.

Esses cenários já me fizeram bater muito.

Esses cenários já me fizeram bater muito.

Gears of War

Gears of War é um jogo de tiro em terceira pessoa que nasceu no Xbox 360, sendo a mais nova das franquias que destacamos, mas ganhou um enorme destaque com direito a mais 2 sequências e 1 prequência. Eu espero muito que a Microsoft reconheça o potencial de Gears e resolva fazer uma mega produção cinematográfica, seria fantástico.

Só os fodões!

Só os fodões!

Por quê não criar uma caixa que consiga rodar jogos usando Direct X?“. Com simples ideias assim que as grandes coisas são iniciadas. Xbox surgiu assim, mas virou algo muito maior. Virou todo um ambiente de entretenimento fornecido pela Microsoft da qual muitas pessoas já nem conseguem viver sem. Que a caixa X tenha uma longa vida nos trazendo diversão e ótimos momentos, tanto sozinhos quanto em família.

Para finalizar a publicação, vou dar um aviso: Fiquem atentos. Em breve, muito em breve faremos uma gincana aqui no SoulGeek. O vencedor da Gincana receberá nada mais nada menos que um Vale de R$100,00 para Xbox (Music, Games ou Video) e o segundo lugar receberá um Kit da Microsoft (Caneta, ecobag e um bloco de anotações). Em breve falaremos mais sobre a gincana.

Espero que tenham gostado. Críticas educadas e elogios (por que não?) nos comentários. E até a próxima!