Video Games
0comentários

#50em2014 Ep 23: Dynasty Warriors (PSP)

por em 25 de novembro de 2014
Detalhes
 
Série/Franquia

Dynasty Warriors

Diretor/Produtor

Omega Force

Data de lançamento

Dezembro de 2004

Avaliação do Editor
 
Jogabilidade
10

 
Gráfico
7.7

 
Modo Single Player
8.1

 
Modo Multiplayer
0.0

Pontuação Total
6.0

Deslizar para avaliar
Avaliação do Usuário
 
Jogabilidade

 
Gráfico

 
Modo Single Player

 
Modo Multiplayer

Pontuação do Usuário

You have rated this

 

Hoje falarei de um jogo pertencente a uma das minhas franquias favoritas e a que me fez voltar ao mundo dos games após um limbo de alguns anos sem nem pegar num joystick: Dynasty Warriors.

Desenvolvido pela Omega Force e publicado pela Koei, Dynasty Warriors (PSP) é um jogo de hack n’ slash do tipo beat ‘em up lançado em dezembro de 2004 para PSP.

Curiosidade: O nome do primeiro jogo, Dynasty Warriors, em japonês é Sangoku Musö e se tratava de um jogo de luta. O segundo jogo da franquia, Dynasty Warriors 2, possuía um estilo totalmente diferente, sendo agora de hack n’ slash, recebeu o nome de Shin Sanoku Musö (Algo como Super Sangoku Musö). A contagem, no japão, começou a partir daí, ficando com diferença de 1 entre o título americano e o título japonês: Dynasty Warriors 3 é Shin Sangoku Musö 2 e assim por diante, até o mais recente Dynasty Warriors 8, que se chama Shin Sangoku Musö 7. Logo, esse Dynasty Warriors é chamado no japão como Shin Sangoku Musö.

Visual

A versão de PSP é equivalente ao Dynasty Warriors 4 (Assim como o DW Vol2 é equivalente ao DW5 e o DW Strike Force ao DW 6) trazendo os mesmos 42 personagens jogáveis com o mesmo visual e armas.

Os cenários também são semelhantes no estilo, entretanto, particionados em trechos para se adequar à capacidade do portátil e para atribuir ao título um quê de tática. A tela fica dividida entre o jogo, onde você controla o personagem pelo cenário, um mini-mapa, o resumo das forças naquele trecho da batalha (Nível de moral e oficiais) e uma pequena faixa com o nível de suprimentos de suas tropas. Resumindo, a tela fica bem apertada quando se coloca tanta coisa no meio. Os gráficos são equivalentes aos do DW4, apenas sendo limitado pela resolução da tela, que é cerca de 3 vezes menor no PSP.

dynasty-warriors-psp.239072

É. Bem apertado mesmo.

Jogabilidade

Dynasty Warriors possui a mesma jogabilidade que o DW4, de PS2. As novidades ficam por conta do quê de tática. Agora você tem que se preocupar com o tempo de jogo, pois os suprimentos vão sendo consumidos e, caso zerem, é game over. Existe uma forma de aumentar os suprimentos, que é dominando os depósitos inimigos. Dominar os depósitos inimigos também nos permite recuperar HP naquele trecho, apesar de que a recuperação de HP consome uma parte dos suprimentos. Existem, além dos depósitos, as bases do tipo Forte (Forte e Fortaleza) que, quando dominados, aumentam a moral de suas tropas.

Agora existe mais um atributo (além de HP, Musou, Ataque e Defesa) chamado Comando. Com ele você é capaz de contratar oficiais para irem à batalha em seu auxílio. Cada oficial ocupa uma quantidade de comando e o somatório dessa quantidade não poderá exceder o seu nível de comando. Cada oficial tem suas características. Eles podem elevar algum atributo de seu personagem com habilidades ativas e passivas (como regeneração de HP, Musou, imbuir sua arma com fogo, ficar com o musou cheio por uma quantidade de tempo etc.)

Seus Oficiais também adicionam tropas que lhe seguem. As tropas podem ser de lanceiros, arqueiros, espadachins ou bombardeiros. Durante o combate, seu personagem recebe XP e vai elevando o nível (até 10). Com a elevação de nível, os atributos crescem provisoriamente e a sequência de golpes também (1 a 3 com 4 golpes, 4 a 6 com 5 e 7 a 10 com 6). Ao final da batalha, dependendo do nível em que conseguiu chegar, alguns pontos são adicionados aos seus atributos base.

História

A campanha gira em torno do Romance dos 3 Reinos, como qualquer outro Dynasty Warriors. Ao todo temos 3 perspectivas principais (Wu, Shu e Wei) e as histórias individuais dos personagens não ligados a nenhum dos 3 reinos (Diao Chan, Lu Bu, Dong Zhuo, Meng Huo, Zhu Rong, Yuan Shao e Zhang Jiao) no jeitinho Dynasty Warriors de ser: através de textos contando a situação geral entre os reinos e a motivação da batalha que se seguirá.

Custo/Benefício

Dynasty Warrios PSP é um jogo já considerado “peça de colecionador”, pois traz o mesmo conteúdo de história dos jogos mais recentes, que tem mais recursos e melhores gráficos. Então, pra quem é fã de Dynasty Warriors e gosta de ter os jogos, com certeza vale a pena. Infelizmente não é um título tão popular no brasil, tornando relativamente difícil a missão de encontra-lo.

Minha nota para o jogo é 8,0. E você, caro leitor, já jogou? Qual nota daria para o jogo? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários.