Twin Peaks vai voltar 25 anos depois.

por em 20 de outubro de 2014
 

Seguindo a recomendação de um professor da Faculdade onde estudo, comecei a assistir esse clássico dos anos 90 que acumula fãs no mundo inteiro. Como eu serei sempre um fã dos anos 90 dediquei um tempinho para conferir alguns episódios da série de abertura quilométrica e trilha sonora melancólica e logo rolou o maior clima entre eu e ela. A trama que já começa tratando do misterioso assassinato de Laura Palmer me conquistou, de cara, pela excelente e inusitada premissa. Pensar numa história de suspense que se passa numa pacata cidade do interior rodeada de belas paisagens, clima frio e cheia de gente de “bem” me fez logo lembrar da também excelente Bates Motel. E talvez tenha sido a semelhança mesmo que me conquistou, mas nem só isso. Twin Peaks tem seus encantos incontestáveis, a narrativa lenta (mas não lenta no sentido de ser chata, lenta no sentido de deixar você roendo a unha do pé pra saber o que vai acontecer.) e o clima de mistério que ronda a pequena cidade é cativante e aos poucos a trama vai conduzindo o telespectador a uma série de segredos que vão sendo descobertos e revelando o lado obscuro da cidade.

 Eu todos os fãs de Twin Peaks já podemos comemorar. A série criada por David Lynch e Mark Frost e que teve duas temporadas entre 1990 e 1991, retornará em 2016 no canal norte-americano Showtime, no formato “limited series“ ou minissérie. Será uma temporada única composta por nove episódios, que serão todos escritos por Lynch e Frost. A direção de todos os episódios ficarão a cargo de David Lynch o que pode garantir ainda mais proximidade com a linha adotada pelo original de 1990. Segundo o site Deadline, a história se passará nos dias atuais, 25 anos após os eventos ocorridos no final da segunda temporada. Ainda não se sabe quais atores do elenco original retornarão, mas é esperado que pelo menos Kyle MacLachlan reprise o papel do Agente Dale Cooper, já que o seu final na série foi cheio de mistérios ficando sem solução.

Twin Peaks foi um dos programas mais assistidos da década de 1990, um sucesso de crítica tanto nos Estados Unidos quanto mundo a fora e arrebanhou uma legião de fãs por onde passou. A trama que misturava investigação criminal com eventos surreais entrou para a cultura pop e foi citada em episódios de várias outras séries de televisão, comerciais, quadrinhos, jogos eletrônicos, filmes e músicas. A conturbada 2ª Temporada foi certamente o motivo da série não ter continuado, o exagero das cenas de surrealismo, a entrada de mais personagens e as constantes mudanças de horários pela ABC afastaram o público e a audiência despencou. Tudo isso fez com que a emissora decretasse o fim de Twin Peaks antecipando a revelação do assassino de Laura Palmer o diminuiu o interesse do público pela série já que era justamente o mistério em torno de sua morte mantinha a tensão na série. Em 1992, foi produzido um filme que tratava dos últimos dias de Laura Palmer, e tinha o título de Twin Peaks: Fire Walk with Me (no Brasil o filme foi chamado de, Twin Peaks – Os últimos dias de Laura Palmer).

Algumas semanas atrás os criadores da série soltaram o vídeo-teaser na internet que mostra Laura Palmer (Sheryl Lee), na famosa sala de chão preto e branco e cortinas vermelho-sangue, estalando os dedos. Depois, lê-se na tela, “25 anos depois” e a câmara fecha o plano sobre a placa da cidade quando soam os primeiros acordes de Falling, de Julee Cruise, a inconfundível  e perturbadora música de abertura da série, e o anúncio completa-se com os logótipo do Showtime e com a data “2016”. Já há alguns dias que os criadores davam pistas do retorno da série, algo curioso é que durante o último episódio da segunda temporada, Laura Palmer diz para o agente Dale Cooper “Nos veremos de novo dentro de 25 anos”. Agora é esperar pra ver.

Confira o teaser da volta da série: