Y50 – o notebook para gamers da Lenovo – Review

por em 15 de dezembro de 2015
 

Recebemos nas últimas semanas o notebook Y50 desenvolvido para gamers da Lenovo, testamos e vamos contar nossa experiência com essa super máquina.

O unboxing dele fizemos no mês passado e você confere aqui:

E vamos ao review:

Especificações do Y50

Y50

O Y50 vem equipado uma potente placa de vídeo dedicada, a NVIDIA GeForce GTX 960M com 4GB de memória. Além disso, possui uma tela Ultra HD 4K de 15.6 polegadas e resolução de 3840 x 2160 de uma qualidade impressionante, processador Intel i7 de quatro núcleos de até 3.6GHz (com Turbo Boost), alto-falantes JBL Dolby Advanced Audio V2 e 16GB de memória RAM. Confira as especificações detalhadas:

Processador: Intel® Core™ i7-4720HQ (2.6GHz com intel Turbo Boost até 3.6GHz)

Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTX 960M com 4GB de memória de vídeo

Memória RAM: 16 GB

HD: 1TB padrão SATA

Tela: Tela Ultra HD 4K, 15.6 polegadas

Sistema Operacional: Windows 8.1 com atualização gratuita para Windows 10

Áudio: Dolby® Advanced Audio V2, Alto-falantes JBL

Câmera: 720p HD Digital

Portas: 1 Saída HDMI, 2 USB 3.0, 1 USB 2.0, 1 Microfone e Headphone Combo, RJ 45 100/1000Mbits/s

Mouse e Teclado: TouchPad Multi-gesture, Teclado retro-iluminado

Bateria: Bateria de 4 células, 54WH.

Design

O design do Y50 é todo feito com acabamento em aço escovado preto com detalhes em vermelho. O teclado é retro-iluminado por leds, também vermelhos, que dão um destaque muito bonito para ele. Provavelmente para poupar espaço, a unidade de DVD dele é externa. É um notebook leve com corpo fino, o que para o seu poder é prova de um produto realmente bem pensado e desenvolvido.

Desempenho

O Y50 realmente não deixa a desejar quando o assunto é desempenho: Sua configuração faz a diferença ao rodar jogos e aplicações que exigem mais do computador. Testamos nele os jogos Tomb Raider e The Witcher 3 e o desempenho foi bem satisfatório.

No Tomb Raider conseguimos rodar as configurações máximas do jogo em Full HD com em média 47 FPS. Em 4K o jogo apresentou alguns lags, mas não tivemos grandes perdas na qualidade de imagem ao reduzir para Full HD.

Já o The Witcher 3 se mostrou mais exigente. Não conseguimos rodar de modo fluido o jogo nas configurações máximas em Full HD. Em vez de jogarmos no modo Ultra deixamos no High e a performance foi boa, com a média de 30 FPS.

Na performance com aplicações o Y50 se mostrou poderoso. Testamos alguns aplicativos como o Adobe Photoshop e Adobe Premiére e não houve travamentos ou lentidão. Muito pelo contrário, conseguimos finalizar o vídeo do unboxing desta matéria em menos de 1 minuto em Full HD.

No geral a performance dele foi muito boa. Ele é potente na medida certa para quem é exigente e é muito indicado para empresas que mexem com edição de vídeos, 3D e animações.

Autonomia de bateria

No quesito bateria, ele cumpre o que promete. No uso geral, com internet, vídeos e música registramos uma duração de 4 a 5 horas. Na hora de rodar jogos a autonomia cai bastante, chegando a 1:30 h em média, justificáveis pelo uso intenso da placa gráfica.

Tela

10

A tela do Y50, como já informamos, possui uma resolução de 3840×2160 pixels, ou 4K, que para uma exibição de filmes de mesma resolução é o ideal. As cores ficam muito vivas e brilhantes nessa tela, o que confere uma qualidade de imagem superior às telas comuns e Full HD. Um único ponto negativo de uma resolução 4K em uma tela de 15,6 polegadas é que as janelas dos aplicativos podem ficar consideravelmente pequenas, mas é algo que alguns ajustes nas configurações do Windows podem resolver.

Som

5

Os auto-falantes equipados nesta máquina são fantásticos. Em parceria com a JBL, renomada nesse quesito, a Lenovo proporcionou dois autofalantes com tecnologia Dolby® Advanced Audio V2 e Subwoofer que dão mais realidade aos sons dos jogos. A qualidade do som é excelente!

O que mais gostamos

O design do notebook é fantástico e confere poder visual que representa bem o poder da máquina. O teclado além de bonito é muito macio e suas teclas quase não fazem barulho. O touch-pad também tem precisão e sensibilidade muito boas que agradaram até o nosso editor mais exigente. Os alto-falantes são excelentes e conferem um som limpo e alto o suficiente que deixa muito home theater comendo poeira.

O que não gostamos

Ainda que o design dele seja muito bonito, o acabamento em aço escovado mancha com facilidade. Não ter um SSD ao menos para o sistema também consideramos uma falha para um notebook com um valor sugerido consideravelmente alto. A tela 4k embora muito boa principalmente para filmes, para jogos que é a proposta principal deste notebook, não foi tão efetiva.

Considerações finais

O Y50 é um notebook para quem não está de brincadeira. É uma poderosa máquina feita para gamers e possui o preço que estamos acostumados a ver em periféricos parrudos, no entanto, ele é uma máquina completa. O valor de venda sugerido dele é de R$10.999,00.

Por este valor achamos que poderia ter um SSD. No entanto para essa configuração é um valor dentro da média de mercado, afinal é um notebook com configuração melhor que muito desktop gamer por aí.

E você o que achou dessa máquina? Quer saber mais sobre os produtos Lenovo? Acesse o site deles.