Review Lenovo Vibe A7010

por em 13 de dezembro de 2015
 

Semana passada a Lenovo  fez o lançamento de um novo aparelho (confira aqui), o Lenovo Vibe  A7010, uma das maiores dúvidas presentes no lançamento era sobre o envolvimento da Motorola nesse device e podemos esclarecer agora, o Lenovo Vibe A7010 lembra a Motorola apenas por ser montado e distribuído aqui no Brasil pela Motorola, o restante é exclusivamente um aparelho Lenovo e as configurações não são básicas, conforme vemos abaixo:

  • Tela Full HD de 5,5 polegadas, com ângulo de visualização de 178º
  • Câmera traseira de 13 MP com flash duplo CCT e balanceamento de cores e câmera frontal de 5 MP
  • Processador True Octa-Core de 64 bits e 2 GB de RAM
  • Armazenamento interno de 32 GB que pode ser expandido com cartões microSD de até 128 GB
  • Dual Chip com conexão 4G para ambos os chips de dados

Para escrever este review, testamos o aparelho da Lenovo como qualquer usuário que compra um novo telefone. O telefone de uso do dia a dia foi deixado de lado (Moto Maxx) e embarcamos nesta aventura Lenovo.

O Lenovo Vibe A7010 vem acompanhado do carregador, cabo usb, fone de ouvido, manual e uma capa protetora traseira

Lenovo A7010_Inicial (8)

Migração de Aparelhos

Para qualquer usuário que já possui um device com Android, migrar de aparelho não é uma tarefa difícil. No aparelho da Lenovo as telas inicias de configurações de novo aparelho são parecidas com outros aparelhos com Android superior ao 5.0.

Lenovo A7010_Instalacao

Porém essas configurações iniciais podem demorar um pouco e consumir dados da internet ou seu tempo. Já instalado na ROM do Vibe A7010 existe um programa chamado CLONEit (que pode ser usado em qualquer smartphone Android, confira no google play) que faz a migração de contatos, sms, mms, log de chamadas, apps (não os salves), configurações de sistema, fotos, músicas e vídeos. Com essa ferramenta em alguns minutos consegui deixar o Lenovo da mesma forma que tinha anteriormente no meu Moto Maxx.

Lenovo A7010_Shared

Performance de Bateria

O Lenovo Vibe A7010 possui uma bateria de 3300 mAh que não pode ser retirada do aparelho pelo usuário. Nos testes realizados eu não tive dor de cabeça, atendeu ao meu perfil de uso, tão bem quanto o Moto Maxx. Recarregava uma vez ao dia, ou seja, carregava pela manhã, ia trabalhar e precisava recarregar apenas na manhã seguinte.

É claro que depende muito do que você utiliza de apps no aparelho, no meu caso, usei bastante facebook, email, twitter e whatsapp. Não utilizo smartphone para escutar música, ver filmes ou jogar.

Lenovo A7010_Bateria

Aplicativos Vibe

O Lenovo Vibe A7010 roda com Android Lollipop 5.1 e a interface do usuário Vibe UI 3.0, que tem diversos recursos que auxiliam o usuário em diversas tarefas rotineiras e alteram muito a aparência das telas. Por exemplo, o gerenciador de tarefas, que pode alternar entre aplicativos através de cards (Padrão Android 5.0) ou para o modo de janelas, assim como a presença de um botão de limpar os app recentes do gerenciador.

Lenovo A7010_GerencTaref

Outra mudança da interface da Vibe UI é a possibilidade de aplicar temas, com alteração de ícones, tela de bloqueio, papel de parede, por padrão o Lenovo Vibe  já vem com os seguintes temas: Sunny, Elegant Life, Hot Move, Pulse, Less is more e Mirage. Porém é possível o download e instalação de novos temas, basta procurar por “Temas Lenovo A7000“.

Lenovo Vibe

Performance em Jogos

No quesito entretenimento o Lenovo está saindo na frente de muitos aparelhos disponíveis no mercado, principalmente no quesito de qualidade do som.

O Vibe A7010 possui a tecnologia de áudio Dolby Atmos, que funciona como um decodificador mais avançado para o som reproduzido pelo dispositivo, tanto através do fone de ouvido ou pelos dois speakers frontais. Além das melhorias no áudio, o Lenovo Vibe A7010 possui um codec específico para reduzir ruídos ambientes e ecos sonoros, que são captados a partir dos três microfones do dispositivo. Esse codec faz com que o som seja mais imersivo e envolvente enquanto o usuário executa vídeos ou jogos, conhecido também como som surround.

Como podemos ver a diferença de áudio no vídeo abaixo, onde o Lenovo Vibe é o aparelho da esquerda e o Motorola Maxx é o da direita:

Na jogabilidade não vi diferenças na performance do Vibe comparado ao Moto Maxx,

Câmera Vibe – Um V para as fotos.

A câmera traseira do Vibe A7010 é de 13 MP e conta com autofoco, HDR, controle de ISO e grades. Existe uma função específica para a câmera frontal, de 5 MP, chamada de V-Selfie, que captura a imagem automaticamente quando o usuário faz a letra V com os dedos. Como podemos perceber a qualidade nas fotos abaixo:

Lenovo Vibe

O diferencial na questão da câmera é justamente o software, com diversos recursos que facilitam o uso da câmera, ou acrescentam edições a foto. Vale destacar os seguintes recursos da câmera: V-Selfie, onde basta na hora da Selfie fazer um V e a foto é tirada, poder bater a foto apenas colocando o dedo no leitor de biometria, modo beleza que na selfie retira algumas marcas de expressão e defeitos na foto.

Lenovo Vibe

Características Especiais

Não poderia terminar este review sem falar de alguns recursos especiais disponível no Lenovo Vibe, como o leitor de biometria, que facilita muito para tirar uma foto, e desbloquear o seu aparelho sem precisar digitar diversas vezes uma senha. Você precisa cadastrar da mesma forma um pin no sistema google (por diversos motivos) ,mas o desbloqueio ocorrerá pelo leitor de digital. Ainda pensando depois dessa semana como retornarei ao meu Maxx onde preciso digitar a senha!!!

Outros recursos simples, mas que facilitam muito ao usuário, é a ativação da tela em standy-by através de um toque duplo na tela, não é o mesmo sistema da LG (Knock Code), mas já ajuda não desgastar tanto o botão Power do aparelho. Outro recurso simples se trata da opção de virar a tela para baixo para silenciar o aparelho e não ser interrompido. Confira abaixo o funcionamento do toque duplo e desbloqueio pelo leitor.

Duas áreas – Dois perfis

O último recurso que sentirei muita falta no Vibe é a Área Segura, onde posso configurar um aparelho completamente diferente, sem precisar criar instalar novamente os aplicativos, acessar contas diferentes.

Com esse recurso posso ter dois Whatsapp sem precisar instalar no meu aparelho qualquer aplicativo de terceiros, posso ter duas contas de qualquer aplicativo sem interferir nas notificações. As notificações da outra tela irão se apresentar apenas como um ícone do app com ponto vermelho. O recurso também é aplicado aos arquivos e fotos internas geradas em cada área.

Um ótimo recurso para aparelhos dual chip ou para pessoas que desejam separar o profissional do pessoal.

Lenovo Vibe

Disponibilidade

O Lenovo Vibe A7010 já está a venda em diversas lojas do varejo com preço sugerido de R$ 1.299,00, porém com descontos, cupons e pagamento à vista é possível conseguir um valor menor. Além do próprio Site da Lenovo, onde você tem informações completas e a possibilidade de compra direta com o fabricante.

Lenovo Vibe

Gostou do Lenovo Vibe? Ficou com alguma curiosidade? Deixe sua dúvida nos comentários!

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Sergio
    13 de dezembro de 2015 at 22:02

    Obrigado por fazer este review, este seu artigo sobre o vibe A7010, comprei este smartphone mas ainda não chegou, fico feliz por saber que tem um bom desempenho e qualidade, obrigado pela sua informação.

    Responder

  • Marcelo
    14 de dezembro de 2015 at 16:06

    Gostei do aparelho, realmente parece ser uma boa opção.
    Qual tempo para carregar a bateria? O meu S5 normalmente carrego após 7h de uso e demora pouco mais de 1h para carregar completamente.

    Responder

    • 14 de dezembro de 2015 at 21:31

      Na carga eu senti muita diferença, principalmente por usar o motorola Maxx que tem a tecnologia turbo charge. Com o Vibe desligado consigo em uma hora e meia no maximo… ligado e rodando apps e net… demora uma vida.

      Responder

      • Thiago Mocci
        15 de dezembro de 2015 at 15:03

        Quanto tempo você manteve a tela ligada durante um dia? Que horas sai de casa e que horas volta? Queria proporcionalizar e ter uma média se a bateria deve atender minhas espectativas.

        Responder

        • 15 de dezembro de 2015 at 19:51

          Nas imagens que postei já aparecia o tempo de tela, uma vez fiz 4 horas e pouco e consegui fazer até 6 horas. Sai umas 10 h da manhã e só precisava recarregar novamente este horário do dia seguinte, mas como pontuei, quase não não tive consumo com músicas, vídeos ou games. Espero que você tenha gostado do review.

          Responder

          • Thiago Mocci
            16 de dezembro de 2015 at 09:14

            Eu gostei bastante da review, Alvaro. É a melhor que li até agora. E poxa, 6 horas de tela ligada me parece excelente. Eu saio 6h de casa todo dia e volto 23h. Passo umas 4 horas de uso mais intenso, com tela ligada, usando 4G, o restante do tempo fico no Wifi e apenas chego o WhatsApp de tempos em tempos. To achando que posso sacrificar os 330 mAh a mais do Moto X Play e pegar este da Lenovo mesmo.

            Você que já testou o Moto X Play, pelo que vi fuçando aqui no blog, tem algo a dizer em comparação direta entre eles, falando de bateria?


          • daniel
            19 de dezembro de 2015 at 07:25

            vc tava no 4g qundo fez esses testes porq me parece uma duraçao muitp pequena , quais sao as condicoes do teste, tipo brilho, o uso do aparelho,no caso das 4 horas e tbm das horas


          • 19 de dezembro de 2015 at 11:24

            Eu fiquei bem satisfeito. Sem configurações top, root etc. Conseguir de 4 a 6 horas de tela. Representou muito. O maxx até chega a fazer isso, só pelo faro da motorola não ter um gerenciador bom de bateria e ainda estar com o android 5.0.2, o pior do lolipop. Caso contrário teria mais no maxx


          • Leopoldo Nakata
            29 de dezembro de 2015 at 14:47

            Acabei de comprar um Vibe, antes tinha um Moto X 2014, que quebrou a tela por uma queda ridícula, mas ainda tenho o carregador turbo do Moto X. Será q o carregador Turbo da Motorola funciona no Lenovo Vibe?


          • 12 de janeiro de 2016 at 09:40

            A função turbo de carregamento mais rápido não irá funcionar, como no moto x, moto g e moto maxx


      • Marcos
        24 de abril de 2016 at 03:39

        Cara…
        Achei que fosse problema do meu carregador do Vibe.
        Com ele ligado demorou mais de 1h para carregar 15%.
        Vou tentar com ele desligado para ver… Assim não dá não.

        Responder

        • 25 de abril de 2016 at 10:41

          Peguei um outro lenovo vibe que não teve este problema. existem varias alternativas, desde resetar de fabrica.. calibrar bateria. testar outro carregador e por fim acionar a garantia

          Responder

          • Thiago
            26 de abril de 2016 at 11:15

            minha bateria tá durando muito pouco, não sei o que fazer. Se eu usar normalmente, no meio do dia to sem bateria. Tiro da tomada as 7h da manhã e às 17h, ou antes, não tenho mais bateria. AJUDA


          • 29 de abril de 2016 at 13:52

            Thiago, Questão de bateria pode ser diversos fatores, um app que está consumindo muita memoria por rodar em segundo plano, uso constante de Wifi, Bug depois da instalação de algum app novo. VEja primeiro os aplicativos em segundo plano. Vá em configurar>gerenciador de energia> Apps em segundo plano, eu desabilitei todos que não preciso de notificações ativas. E por último uma restauração para zerar o que está incomodando. Lembrando que assim que receber a Atualização para o 6.0 esses pequenos problemas da rom tendem a sumir.


  • Jessica
    16 de dezembro de 2015 at 22:31

    Quero muito comprar um, sabe me dizer se tem uma assistência técnica aqui no Rio de janeiro?

    Responder

  • Flávio Gomes
    17 de dezembro de 2015 at 08:37

    Amigo, muito bom reviews, parabens!!!
    Uma pequena duvida, as notificações (LED), existe?

    Responder

  • Railton
    18 de dezembro de 2015 at 01:52

    Sabe dizer se os comandos de voz funcionam nele que nem no moto x, oo de discar pra alguém com a tela desligada eu uso muito.

    Responder

    • 18 de dezembro de 2015 at 14:46

      Este recurso está presente na motorola apenas, pois faz parte do pacote do Moto Voz e não do aparelho Lenovo. Porém configurando e ativando o Google Now você também pode ligar para alguém. Porém de ativar coma tela desligada é um diferencial da Motorola.

      Responder

  • daniel
    19 de dezembro de 2015 at 07:16

    Bom, achei interessante, estou esperando ve algum review em video, a lenovo acertou, faltam os testes brutos pra atestarmos maiores detalhes comoo performance desse True octa-core , ver o gerenciamento de ram, desempenhos graficos, e o principal, BATERIA,por ser full HD talvez no brilho medio, e com uso intenso de mais de 10 horas, quando a gente sai pela manha e volta a noite e dificil vc ter tempo pra jogar jogos no serviço ou fazer um usso hard do aparelho porem gosto de jogos , midias em geral, entao e importante ver o desempenho da bateria principalmente no 4g rodando,a bateria tem de ter uma autonomia razoavel, se tiver bom gerenciamento de hardware e software, vi dizer q esse processador TRUE pode ser mais veloz porem gasta mais energia , porem esses 3300 mah sao maiores q muitos smart top de linha, bem q podia ter trago 3700 pra equiparar quase com o moto maxx, mas iria aumentar no preço, basicamente e isto, desempenho x bateria, sem essa de ligar modo de economia ,,

    Responder

  • Wesley
    22 de dezembro de 2015 at 00:43

    Estou querendo comprar mas o meu medo é não ter capinhas, película pra vender pois não adianta pagar caro em um celular sem protege-lo, e sobre o carregamento, demora muito?

    Responder

    • 22 de dezembro de 2015 at 11:29

      Wesley, sobre o carregamento com o vibe desligado senti muito mais rápido que com ele ligado, até ai normal de todos os devices, mas uma diferença de horas mesmo. Mas essa pode ser uma impressão minha devido a estar acostumado com o carregamento turbo do Maxx. Sobre as capinhas, peliculas e acessórios é um problema enfrentado por todos quando se lança um device. Um diferencial é que o Lenovo já acompanha uma ótima capa de proteção traseira. Mas você também encontrar outras opções em sites de vendas que fazem importação, como aliexpress, fazendo a busco pelo modelo Lenovo X3.

      Responder

  • Ganderlan
    5 de janeiro de 2016 at 15:31

    Ficou uma dúvida. Ninguém falou até agora sobre a tela, se há alguma proteção contra riscos ou poeira.

    Responder

  • Rodrigo
    9 de janeiro de 2016 at 17:31

    Queria saber qual tem a melhor câmera frontal, lenovo vibe a7010 ou moto x play ?

    Responder

  • João Verçosa
    3 de fevereiro de 2016 at 09:32

    Tenho um VIBE-7010, O Gerenciador de Contatos do meu VIBE 7010 não funciona direito !
    Vive travando !
    O quê pode estar acontecendo ?

    Responder

  • Alisson Mariano
    22 de fevereiro de 2016 at 15:27

    O que vc achou da câmera dele? Se vc fosse escolher entre ele e o Moto X 2014, qual compraria?

    Responder

    • 24 de fevereiro de 2016 at 12:19

      O Lenovo Vibe, está num valor melhor, inclusive com descontos que sempre acontecem nas lojas do varejo, você consegue adquirir o Vibe por R$ 1000,00. A tela é maior do VIBE, vocÊ tem a área segura que habilita dois whats. Uma qualidade de som muito maior que o moto X. A camera eu gostei muito e não perde em nada para do motorola. Unica desvantagem é que por enquanto o MOTOX já está na versão 6.0.

      Responder

  • Dayvid
    9 de março de 2016 at 15:46

    Preciso de ajuda , meu cel vive não carrega ligado apenas desligado preciso de ajuda

    Responder

  • Larissa Rodrigues
    10 de março de 2016 at 15:08

    Como eu faço para achar essa área segura e usar dois WhatsApp?
    Me ajuda por favor

    Responder

  • Julio
    19 de março de 2016 at 12:45

    A luz LED azul do meu aparelho no começo funcionava normalmente para notificações, porém agora ela não acende para msgs do whatsapp, pensei ser configuração, mas já verifiquei, tudo normal, até redefini o cel para configuraçoes de fabrica, mas não adiantou ele acende para Facebook, instagram, e-mail, SMS, tudo menos whatsapp. Alguma dica?

    Responder

  • Raul Cardoso
    26 de março de 2016 at 00:43

    Uso o Lenovo Vibe há 3 meses e cada dia fico surpreso com tamanha qualidade, particularmente não gosto de Android (sou usuário de iOS desde os primórdios) porém o ponto da bateria me fez testar o Vibe e realmente estou apaixonado por essa marca, tanto que este mês comprei um Ultrabook Lenovo

    Responder

  • Japa
    26 de março de 2016 at 00:52

    Com relação a área segura, como fica quando vc recebe uma mensagem ou ligação do segundo perfil? Gostaria de maiores detalhes. Parabéns pelo review.

    Responder

  • Alejandro
    4 de abril de 2016 at 12:09

    Estimado Alvaro,
    Mi nombre es Alejandro y compre este modelo de celular en Febrero. Quisiera consultarte sobre un problema que me apareció recientemente en el teléfono y es que no puedo enviar contenido multimedia por whatsapp cuando estoy conectado al wifi de mi casa. Es decir, puedo decargar imagenes, videos o cualquier tipo de material que me envían; sin embargo, no puedo reenviarlo. Ni el teléfono ni la aplicación arrojan ningún tipo de error; solamente queda cargando hasta que se cancela y da la opción de reintentar. Lo extraño es que este inconveniente no se observa al utilizar datos móviles.
    Agradezco si podés darme algún tipo de soporte al respecto. Saludos desde Argentina.

    Responder

    • 6 de abril de 2016 at 22:41

      Meu espanhol não está muito bem. Então respondei em português. você pode fazer dois procedimentos. O primeiro é testar com outro chip para verificar sua conexão de dados está com problemas. Segundo desinstalar o app whats e instalar novamente. Além de recordar se já atualizou para Android 6.0 você tem que dar permissão para o app mexer no mic, dados, etc.

      Responder

  • Sergio
    30 de abril de 2016 at 18:12

    Não consigo ver os numeros das notificacoes no proprio aplicativo. O numero que ficava em cima do aplicativo como no meu lg g3. So sei que tenho mensagens se abrir o proprio whats app. Sabe se é assim ou como resolver? Obrigado

    Responder

    • 5 de maio de 2016 at 11:13

      Questão do numero de mensagens isso dependerá do launcher. Na lenovo para mensagens (SMS) você tem essa notificação. Porém do Whats é a pergunta que todos fazem. No app Nova Launcher você tem como ativar essa opção.

      Responder

  • paola
    1 de maio de 2016 at 14:42

    vcs sabem como muda a fonte?

    Responder

  • Geraldo Fraga
    10 de junho de 2016 at 14:03

    Olá Alvaro, gostei muito da postagem. Já tinha comprado o meu e há uns dois meses e ainda estou descobrindo funções nele. Uma das coisas que descobri foi compartilhar a tela dele com a minha TV Sansumg. Fiz isso uma vez, mas tentei ontem de novo e não consegui de jeito nenhum. Você teria como me ajudar? A TV e o Lenovo estão conectados na mesma rede. Obrigado

    Responder

    • 11 de junho de 2016 at 11:10

      Muito obrigado pela consideração.
      Você conectou na mesma rede?
      Pois o metodo é bem simples, na tvda samsung você irá selecionar Screen Mirroring.
      E no A7010 irá selecionar a opção transmitir tela ou o icone na sua barra de atalhos (se estiver ativo).

      Responder

  • Barbara
    22 de junho de 2016 at 08:11

    Alvaro adorei suas orientações. E gostaria de saber como faco para receber notificações de mensagens quando não estou usando o celular. Pois só recebo as mensagens quando abros os aplicativos… Tipo whats,line, se eu não abrir os aplicativos não recebo nenhuma mensagem.

    Responder

  • Priscila Oliveira
    5 de junho de 2017 at 11:44

    Bom dia
    Me chamo Priscila tenho o mesmo aparelho um lenovo A7010 gostaria de saber se alguém tem dois whatsapp instalado e como faz para instalar pois já tentei por diversas vezes e não consigo.
    Desde já agradeço

    Responder

  • Priscila Oliveira
    5 de junho de 2017 at 11:47

    Bom dia
    Me chamo Priscila tenho o mesmo aparelho um lenovo A7010 gostaria de saber se alguém tem dois whatsapp instalado e como faz para instalar pois já tentei por diversas vezes e não consigo alguém pode me ajudar?
    Desde já agradeço

    Responder

    • 5 de junho de 2017 at 12:25

      Priscila, boa tarde.
      É possível sim, desde que você ative a área segura. Vai criar um novo espaço, onde você irá acrescentar o outro whatsapp. Vai alternando de uma área para outra, o celular sempre mostra a notificação de novas mensagens.

      Responder

Deixe uma resposta