Nokia Here Mapas agora no Android

por em 30 de setembro de 2014
 

A Nokia sempre foi conhecida por seus aparelhos resistentes, cheio de recursos, sempre inovadores e por seu excelente sistema de navegação ponto-a-ponto e de mapas, o conhecido GPS, se você acha que falei grego. Desde sua concepção, os aplicativos de Mapas da Nokia são bastante elogiados e considerados por todos como o a melhor suite de aplicativos de navegação para Smartphones, não é nada de Google Mapas ou Apple Mapas, o melhor sem duvidas é o Here Mapas.

Ué mas a Nokia não foi vendida para a Microsoft? SIM e NÃO

mas a noki…deixa pra lá

Bom, se em meados de 2014 você ainda não entendeu o que aconteceu eu não vou dar uma de Christopher Nolan pra lhe explicar tudo que rolou, resumindo: A Microsoft só comprou a divisão de Smartphones da Nokia, que ainda continuou trabalhando nas outras áreas que atuava, como Mapas e telecomunicações e aí que entra a maior mudança da Nokia pós-venda. Ela decidiu expandir sua suite de aplicativos HERE para as outras plataformas e pasmem, vai priorizar o desenvolvimento para iOS e Android. Mas deixando a polêmica toda de lado, vamos ao que interessa.

Nokia Here Mapas no Android

Em uma parceria com a Samsung, como já foi citado aqui, a Nokia equipou o Relógio inteligente Samsung Gear S com uma versão do Here Mapas que conta com mapas off-line, navegação ponto-a-ponto. Já nos Smartphones o HERE funciona como conhecemos na linha Lumia, só que melhor. A Nokia incorporou funções exclusivas a versão para Android, como integração com o aplicativo Glympse, o snapchat da localização, com ele você pode estipular quanto tempo sua localização em tempo real ficará visível e compartilhar com alguém, por exemplo, assim a pessoa pode acompanhar seu deslocamento de maneira fácil, útil para mães preocupadas e namoradas ciumentas.

glympse

No restante o aplicativo faz tudo que já fazia no Windows Phone, é dividido em HERE e Drive, onde o Here serve para buscar endereços, locais, pontos de interesse, etc, já o Drive é a parte de navegação do aplicativo, onde ele traça rotas e tem comandos de voz com o nome das ruas, como em um GPS. Ele ainda te informa a distancia percorrida, tempo estimado, velocidade e informações de tráfego e você pode configurar o app para lhe avisar quando você se sentir em um filme Velozes e Furiosos e extrapolar o limite de velocidade :p muito útil, não?

here-mapas-android

A melhor parte do aplicativo sem duvidas é a navegação off-line, você pode baixar mapas de países inteiros para seu aparelho via WiFi e tanto a pesquisa, localização e navegação vão funcionar sem necessidade de uma conexão com internet ou rede móvel. é simplesmente incrível.

mapas-offline

Apesar do HERE mapas ser exclusivo para aparelhos da Samsung é uma excelente adição para a coleção de aplicativos de navegação para Android. Usuários de aparelhos da linha Galaxy poderão baixar em breve e o restante vai ter que esperar até o fim do ano para ver o app no Google Play, mas se você é um explorador da internerds intrépido e destemido, um .apk, “não-oficial” está circulando por ai, a Nokia e o Soul Geek avisam: use por sua conta e risco.

TNW