PUBLICIDADE

Conclave, Nickel Boys e A Real Pain: Os Imperdíveis que Você Precisa Conhecer

03/09/2024
às
07:12
5 min de leitura
Compartilhe:
Conclave, Nickel Boys e A Real Pain: Os Imperdíveis que Você Precisa Conhecer
Débora Torres

O Telluride Film Festival de 2024 chegou ao fim com uma seleção imperdível de filmes que já estão agitando o papo entre os cinéfilos e especialistas do Oscar. Com a Palma de Ouro em mãos, Sean Baker apresenta “Anora”, enquanto Jacques Audiard nos emociona com o musical em espanhol “Emilia Pérez”. Jason Reitman também não ficou de fora, oferecendo a comédia de humor negro “Saturday Night”, que promete aquecer o coração dos fãs de cinema.

O Retorno de Reitman e suas Reações Mistas

“Saturday Night”, distribuído pela Sony Pictures, marca o retorno triunfal de Reitman à direção e ao roteiro, ao lado do co-roteirista Gil Kenan. O filme nos leva em uma contagem regressiva de 90 minutos até o tão esperado primeiro episódio do icônico “Saturday Night Live”. Apesar de provocações divididas entre os críticos, a recepção pode não ser tão crucial assim para o Oscar, como demonstram filmes vencedores anteriores como “Green Book” e “CODA”. Afinal, a regra número um do mundo do Oscar é deixar claro que a opinião dos críticos não é, necessariamente, a dos votantes da Academia.

Expectativas para “Nickel Boys”

O filme “Nickel Boys”, de RaMell Ross, ganhou aclamação nas redes sociais e deve marcar presença tanto em Los Angeles quanto nos Critics’ Awards de Nova York. Porém, sua abordagem narrativa diferenciada pode deixar os espectadores casuais um pouco perdidos, o que pode influenciar os votos dos eleitores mais tradicionais da Academia. Isso nos faz lembrar do menosprezo que filmes como “Origin” e “Till” enfrentaram nas premiações, e “Nickel Boys” pode correr um risco semelhante.

Novas Estreias que Chamaram Atenção

Entre as estreias que encantaram o público nas montanhas de Colorado, destaca-se “The Piano Lesson”, novidade de Malcolm Washington. Analisando seu potencial, é um forte candidato a seguir os passos de “Fences”, e traz à tona a atuação brilhante de Danielle Deadwyler, que já é considerada uma forte concorrente para a categoria de melhor atriz coadjuvante. Além disso, Angelina Jolie brilha como a diva da ópera Maria Callas no seu biográfico “Maria”, prometendo uma corrida acirrada pelo Oscar.

A Animação e a Competição de “Piece by Piece”

O filme “Piece by Piece”, de Morgan Neville, que retrata a trajetória do fenômeno Pharrell Williams, promete ser um forte concorrente na corrida por Longa-Metragem de Animação, além de uma possível indicação para Canção Original. E é claro que o icônico Robbie Williams se destaca no musical “Better Man”, onde representa sua própria imagem como um macaco CGI, o que certamente pode levá-lo à corrida por Efeitos Visuais.

Os Favoritos do Telluride

O festival também trouxe à tona outros títulos que não podemos ignorar. Exemplos incluem a emocionante “Conclave”, com Ralph Fiennes e Stanley Tucci, assinada por Edward Berger, que já se destacou em “Nada de Novo no Front”. A trama traz uma discussão intrigante sobre religião e política, misturada com performances de tirar o fôlego.

O Futuro de “Nickel Boys”

Considerado pela crítica uma obra significativa, “Nickel Boys” enfrentará desafios para atrair eleitores da AMPAS. Mesmo que o filme possua uma performance impressionante de Aunjanue Ellis-Taylor, a narrativa em primeira pessoa pode desarmar alguns dos espectadores mais tradicionais. Entretanto, a cinematografia de Jomo Fay e a composição sonora merecem destaque nas discussões sobre indicações.

Saoirse Ronan em “The Outrun”

Com quatro indicações ao Oscar em seu currículo, a atriz Saoirse Ronan é uma das homenageadas do festival este ano por seu trabalho em “The Outrun”. A obra promete marcar um novo capítulo em sua carreira, mas suas chances de conquistar um Oscar podem ser complicadas, já que a recepção crítica deste drama não foi unânime. E com um papel inesperado em “Blitz”, Ronan pode ter de enfrentar uma dura concorrência.

O Brilho de “Memoir of a Snail”

A animação “Memoir of a Snail” cativou a audiência de Telluride, trazendo risos e lágrimas na mesma dose. O filme, dirigido por Adam Elliott, aguarda ansiosamente o reconhecimento da Academia e parece estar pleiteando uma indicação para o roteiro original. Assim, as expectativas estão elevadas!

Kieran Culkin e Jesse Eisenberg em “A Real Pain”

“A Real Pain”, de Jesse Eisenberg, também se destacou no festival com sua narrativa envolvente e performances emocionantes. Kieran Culkin, em um papel coadjuvante que já está chamando atenção, pode muito bem fazer história ao conquistar sua primeira indicação ao Oscar.

Will Ferrell e “Will & Harper”

Por último, mas não menos importante, Will Ferrell brilha no documentário “Will & Harper”, que já chamou a atenção dos fãs por suas vibrações calorosas. Seu carisma pode, finalmente, resultar em uma indicação ao Oscar, mostrando que o riso e a sensibilidade também podem receber seu devido reconhecimento no cinema.

Uma Conclusão Empolgante

Com tantos filmes incríveis e performances memoráveis, o Telluride Film Festival mostrou mais uma vez seu poder como um catalisador de discussões sobre o Oscar. A contagem regressiva para as premiações já começou e estamos ansiosos para acompanhar quem levará as estatuetas tão almejadas!

Categoria:
PUBLICIDADE
Últimas
Conclave, Nickel Boys e A Real Pain: Os Imperdíveis que Você Precisa Conhecer - Soul Geek
PUBLICIDADE

© 2024 Soul Geek. Todos os direitor reservados