CCXP 2015 – Novo Século e a Literatura Marvel

por em 19 de dezembro de 2015
 

A Editora Novo Século, responsável pelo lançamento de adaptações das histórias em quadrinhos da Marvel em formato de livros, realizou o seu painel “Literatura Marvel – Dos desenhos às letras” na CCXP 2015 no dia 5 de dezembro. Nele participaram Bruno Bonfim (Marketing da Novo Século), Vitor Donofrio (Editor da Novo Século), Marcelo Campos (desenhista e roteirista de quadrinhos e diretor da Quanta Academia de Artes) e Will Conrad (ilustrador oficial da Marvel e responsável pelas capas da série Marvel da editora).

editora_novo_seculo_vitor_e_bruno

Vitor Donofrio (esquerda) e Bruno Bonfim (direita)

 

editora_novo_seculo_marcelo_e_will

Marcelo Campos (esquerda) e Will Conrad (direita)

Eles fizeram um bate-papo bastante descontraído sobre suas primeiras experiências de leitura, primeiras adaptações de quadrinhos e sobre essa nova fase das adaptações de quadrinhos para livros, como elas se transformaram em um novo mercado e alguns motivos para que elas tenham dado tão certo hoje em dia.

“A maioria dos personagens já é conhecido. O visual deles já foi estabelecido pelos quadrinhos. Quando um leitor vai para o livro, ele não precisa elaborar mentalmente o visual daquele personagem.” (Will Conrad, sobre o principal motivo para que as adaptações dos quadrinhos para livros atuais tenham dado tão certo)

“Quando eu estava lendo Guerra Civil, nas falas dos personagens, quando eu lia o Homem de Ferro falando, eu escutava a voz do Robert Downey Jr.” (Marcelo Campos, sobre sua experiência de leitura da adaptação de Guerra Civil)

“A primeira cena do Guerra Civil é o Tony montando a armadura. Eu sempre leio aquilo com AC/DC na cabeça.” (Bruno Bonfim)

Falaram sobre grande discussão que há sobre trans mídia, falando da complementação que uma mídia traz para das outras e as diferenças que existem entre as mídias.

“Uma boa adaptação não é aquela que segue como se fosse um roteiro, é aquela que complementa um universo.” (Vitor Donofrio)

“A literatura é diferente de todos os outros meios pelo aprofundamento. Não tem tempo para acabar o livro. Você não tem duas horas para acabar o livro.” (Bruno Bonfim)

Além disso, comentaram sobre o trailer da adaptação de Guerra Civil para o cinema e o Bruno comentou que tinha feito uma aposta com uma amiga se o ator Martin Freeman aparecia no trailer. Aqui está o frame que prova que ele realmente aparece, Bruno.

editora_novo_seculo_frame_trailer

Por fim, ainda comentaram sobre as sagas clássicas falando sobre a importância delas, como o lançamento de livros sobre elas fazem com que um novo público seja atingido e sobre como a própria Marvel acabou se popularizando por conta de Guerras Secretas, saga lançada entre maio de 1984 e abril de 1985, cuja adaptação dos quadrinhos – de Jim Shooter, Mike Zeck e Bob Layton – para os livros foi lançada pela Editora Novo Século durante a realização da CCXP 2015 juntamente com uma edição especial de Guerra Civil.

editora_novo_seculo_guerras_secretas

Capa de Guerras Secretas desenhada por Will Conrad

 

editora_novo_seculo_guerra_civil_edicao_especial

Capa da edição especial de Guerra Civil

Sobre a Série Marvel

Com o lançamento de Guerras Secretas, a Série Marvel lançada pela Editora Novo Século passa a contar com 7 livros já publicados. Seguem abaixo as capas dos outros 6 livros:

editora_novo_seculo_homem_aranha_entre_trovoes

Homem Aranha – Entre Trovões, de Christopher L. Bennett

 

X-Men – Espelho Negro, de Marjorie M. Liu

X-Men – Espelho Negro, de Marjorie M. Liu

 

Homem de Ferro – Vírus, de Alex Irvine

Homem de Ferro – Vírus, de Alex Irvine

 

Vingadores – Todos Querem Dominar o Mundo, de Dan Abnett

Vingadores – Todos Querem Dominar o Mundo, de Dan Abnett

 

Homem-Formiga - Inimigo Natural, de Jason Starr

Homem-Formiga – Inimigo Natural, de Jason Starr

 

Guerra Civil, de Stuart Moore

Guerra Civil, de Stuart Moore

Próximos lançamentos

A Editora Novo Século ainda planeja lançar pelo menos mais 4 livros para o ano de 2016. Serão eles:

  • Deadpool: Dog Park, de Stefan Petrucha – fevereiro (próximo ao lançamento do filme)
  • Capitão América: A Morte do Capitão América, de Larry Hama – abril
  • Wolverine: Arma X, de Marc Serasini – junho
  • X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido, de Alex Irvine – agosto

 

Após o painel, da esq. para a dir.: Marcelo, Will, Bruno e Vitor