Video Games
Most Addicting
0comentários

Game Review: Forza Motorsport 3

por em 17 de maio de 2015
Detalhes
 
Plataforma
Desenvolvedor
Gênero
Tempo de Jogo

117 horas

Série/Franquia

Forza

Diretor/Produtor

Turn 10

Data de lançamento

Outubro de 2009

Avaliação do Editor
 
Jogabilidade
9.2

 
Gráfico
9.4

 
Modo Single Player
9.6

 
Modo Multiplayer
0.0

Pontuação Total
9.4

Deslizar para avaliar
Avaliação do Usuário
 
Jogabilidade
9.7

 
Gráfico
9.8

 
Modo Single Player
10

 
Modo Multiplayer
10

Pontuação do Usuário
1 rating
9.9

You have rated this

 

Hoje elevaremos a velocidade ao máximo e aqueceremos as pistas ao redor do mundo nesse simulador de corridas exclusivo da Microsoft. Hoje falaremos de Forza Motorsport 3.

Desenvolvido pela Turn 10 Studios e distribuído pela Microsoft Game Studios, Forza Motorsport 3 é um jogo de simulação de corrida lançado em outubro de 2009 exclusivamente para Xbox 360.

Forza Motorsport 3 - Cover

Arte de Forza Motorsport 3 trazendo o potente Audi R8

Visual

Com relação ao seu antecessor, o Forza Motorsport 2 (Confira a resenha clicando aqui), Forza 3 traz várias melhorias com relação às texturas do cenário e dos menus. De um modo geral, é mais agradável visualmente jogar Forza 3.

Agora temos a visão do interior do veículo com seus detalhes. Apesar de haver bastante serrilhado e pouco trabalho na textura, é uma novidade para se receber de braços abertos. Os menus ficaram menos coloridos e o HUD cheio de transparências, o que é mais bonito, em minha humilde opinião.

Heads Up Display de Forza 3 com muitas transparências

Heads-Up Display de Forza 3 com muitas transparências

As músicas de Forza 3 são boas, mas sem nenhum destaque memorável.




Jogabilidade

Aqui Forza 3 brilha em comparação ao seu antecessor. A acessibilidade ao jogo foi enormemente ampliada com novas assistências que podem fazer o jogo mais fácil para jogadores mais casuais. Outra novidade é a função “Rewind”. Ao pressionar o botão “Back” do controle do Xbox 360 o jogador pode voltar no tempo e evitar algum erro de percurso. Essa opção está sempre disponível, mas não influencia em nada no bônus de dificuldade do jogo.

A mecânica de corridas também mudou. Agora temos o modo Carreira e o modo livre. No modo carreira temos a opção de Turnê Mundial e Lista de Eventos. Em Turnê Mundial, jogamos uma sequência de eventos principal intercalando com eventos menores. Temos um número infinito de anos de turnês, mas apenas até o ano 6 é efetiva, a partir do sétimo ano começamos a repetir o sexto.

Selecionando a turnê mundial, o evento principal é o “World Championship”, que tem número variado de corridas (5 a 13). Entre as corridas o jogador pode selecionar outro evento para realizar. Ao todo são 200 eventos (sendo 10 de World Championship) e o jogo te indica 3 relacionados ao carro que você está usando no momento.

Caso vá para a opção Event List o jogo vai te exibir o esquema com os 200 eventos. Os eventos podem ter entre 3 e 13 corridas, o que vai te dar de bandeja mais de 100 horas de jogo para concluir todos.

Falando dos modos de corrida. Nas corridas de resistência, ao realizar o pitstop, são trocados os pneus e realizado o abastecimento do carro. E só. Não há possibilidade de escolher a quantidade de combustível (o que indica que o peso do tanque não influencia no desempenho do carro) e os pneus não se dividem em Macio, Normal e Duro, muito menos existe a possibilidade de utilizar 2 tipos de pneus diferentes ao mesmo tempo.

Foram colocadas corridas de Drag no jogo. Pensei logo: “que legal, não jogo num Drag desde Need For Speed Underground 2”. Mas não, não é legal. As corridas de Drag são curtíssimas, sendo as mais longas de apenas meio quilômetro. Você demora mais tempo carregando a corrida que correndo. Uma adição justa foi a dos duelos, que em Forza 3 são feitos em 3 “Heats”, onde em cada Heat você corre contra um adversário em um curto trecho da pista sendo ao final o prêmio dado a quem tiver mais vitórias.

O jogo possui funções online, mas assim como em Forza Motorsport 2, estão desertas devido a migração para jogos mais recentes.

Custo/Benefício

Assim como disse em Forza Motorsport 2, Forza 3 é um excelente jogo de corrida. Sem dúvidas um dos melhores para sua época. Mas atualmente temos Forza Horizon 2 e, em breve, Forza Motorsport 6. Então Forza 3 fica recomendado apenas para os colecionadores e/ou entusiastas que querem toda a experiência que uma franquia pode oferecer.

Minha nota para o jogo é 9.4. E você, prezado leitor, tem ultrapassado os limites de velocidade virtualmente?