Video Games
0comentários

Game Review: Flat Kingdom

por em 17 de maio de 2017
Detalhes
 
Plataforma
Desenvolvedor
Tempo de Jogo

6 a 10 horas

Série/Franquia

Flat Kingdom

Diretor/Produtor

Fat Panda Games

Data de lançamento

7 de abril de 2016

Avaliação do Editor
 
Jogabilidade
9.0

 
Gráfico
9.2

 
Modo Single Player
8.5

 
Modo Multiplayer
0.0

Pontuação Total
8.9

Deslizar para avaliar
Avaliação do Usuário
 
Jogabilidade
5.0

 
Gráfico

 
Modo Single Player

 
Modo Multiplayer

Pontuação do Usuário
1 rating
5.0

You have rated this

 

Hoje passearemos por um mundo onde a força é determinada pela forma num pedra-papel-tesoura bem diferente. Hoje falaremos de Flat Kingdom!

Desenvolvido pela Fat Panda e publicado pela Games Starter, Flat Kingdom é um jogo de plataforma em 2D lançado em abril de 2016 para Windows via Steam e Humble Store.




Visual

O Visual é encantador à primeira vista, utilizando formas geométricas e ângulos retos para simular dobras de papel. O mundo é bastante colorido e com muita variedade de cenário. Passamos pelo castelo do Rei, pelo mar, por um vulcão e por cavernas. Cada ambiente com seus habitantes e esquemas de cores próprios.

A trilha sonora do jogo é bem feliz e em alguns momentos, como nas lutas contra os chefes, tem um tom épico. É inegável que ela cumpre seu papel.

A dublagem é inexistente e todos os diálogos são realizados através de texto. Um ponto bem positivo é que o jogo está todo em português.

Jogabilidade

Aqui o bixo pega. Não que a jogabilidade seja ruim. Ela só é.. digamos.. bem peculiar. Flat, nosso protagonista, pode assumir três formas: Quadrado, Triângulo e Círculo (não, não é coincidência…). Cada forma possui uma jogabilidade específica. Quadrado é o da força onde Flat fica lento, mas consegue empurrar objetos pesados; Triângulo é o da velocidade, onde Flat consegue correr em alta velocidade e; Círculo é o do salto, onde Flat consegue dar saltos extras no ar.




É possível combinar as formas. Por exemplo, correr em alta velocidade na forma de triângulo e, em dado momento, mudar para a forma de Quadrado, fazendo com que Flat seja arremessado para frente pela inércia e quebre objetos que estejam barrando o seu caminho.

As diferenças entre as formas não param por aí. Os inimigos também são baseados nessas três formas e você deve encostar neles para causar dano. Mas deve estar com a forma que tem vantagem. Quadrado tem vantagem sobre triângulo, triângulo tem vantagem sobre círculo e círculo tem vantagem sobre quadrado (é… Pedra-papel-tesoura..).

No início os inimigos são bem simples. Possuem uma forma bem definida e são em quantidade baixa. Contudo, perto do final do jogo você está num verdadeiro chutômetro para entender a forma dos inimigos e saber qual das suas tem vantagem. Com alguns inimigos você tem que ir literalmente no teste e memorizar como enfrentar cada inimigo.

A dificuldade do jogo vai crescendo gradualmente de um começo simples e tranquilo a um final amargo. Excelente para quem gosta de desafios.

O jogo é também compatível com controladores de jogo. Joguei boa parte dele com o controle do PS4 e facilitou muito a minha vida, mesmo que na tela aparecessem os botões de controle de Xbox. Tipo.. na tela que indica os comandos a imagem é de um controle de PS4, mas, na mesma tela, tem um “B para Voltar” (vai entender…).

História

Reza a lenda que o mundo era cheio de malícia e caos por que o mundo 3D dominava tudo. Mas um dia um feiticeiro criou 6 joias mágicas que mantinham a terceira dimensão longe. O mundo, agora 2D, passou a viver um período de paz e prosperidade, até que um ladrão chamado Hex roubou uma das joias, com o objetivo de também roubar as outras, e sequestrou a princesa do reino.

Nosso protagonista, Flat, é o único capaz de salvar o mundo utilizando sua habilidade de mudar de forma para salvar a princesa, recuperar as joias roubadas e impedir que a terceira dimensão jogue novamente o mundo no caos.

É interessante notar que a medida que se avança no jogo, mais elementos do cenário ganham profundidade até chegar ao ponto de termos uma batalha tridimensional.

Conclusão

Flat Kingdom é um jogo simples, bonito, que traz uma jogabilidade singular e que funciona bem. Os jogadores mais hardcore certamente vão gostar do desafio proposto na segunda metade do game, já os jogadores mais simples provavelmente irão se frustrar.

A Edição Paper Cut’s Edition do jogo, na Steam, está por R$15,99 podendo render 10 horas de diversão (lembrando que esse tempo pode variar bastante com sua habilidade).

Requisitos Mínimos do PC:

SO: Windows 7
Processador: 2GHz
Memória: 4GB RAM
Placa de Vídeo: 512MB
Armazenamento: 4GB

Clique aqui para ir para a Steam.