Video Games
0comentários

#50em2014 Ep 26: Batman Arkham Asylum

por em 30 de novembro de 2014
Detalhes
 
Sinopse

Você estará entre os criminosos mais insanos enquanto O Coringa inicia seu plano mais diabólico de todos os tempos! Os internos do Asilo Arkham foram soltos, e Batman deve restaurar a ordem no caos e levá-los de volta ao asilo.

Série/Franquia

Batman: Arkham

Diretor/Produtor

Rocksteady

Data de lançamento

Agosto de 2009

Avaliação do Editor
 
Jogabilidade
10

 
Gráfico
9.2

 
Modo Single Player
9.2

 
Modo Multiplayer
0.0

Pontuação Total
9.3

Deslizar para avaliar
Avaliação do Usuário
 
Jogabilidade

 
Gráfico

 
Modo Single Player

 
Modo Multiplayer

Pontuação do Usuário

You have rated this

 

Avançando no tempo para o presente, vamos para Gotham City e uma nova linha de jogos do Batman em Batman Arkham Asylum.

Desenvolvido pela Rocksteady Studios e distribuído pela Time Warner, Batman Arkham Asylum é um jogo de ação e beat ‘em up com elementos de stealth lançado em agosto de 2009 para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

Visual

Batman sempre teve um visual bem sombrio e Arkham Asylum não fugiria do estilo. Estamos em uma ilha onde o asilo se encontra. A ilha é dividida em 3 áreas abertas e seus prédios, que possuem celas de detenção, jardim botânico, mansão do doutor Arkham, unidade médica e mais.

Assassi.. Ops. Batman Arkham Asylum

Assassi.. Ops. Batman Arkham Asylum

Todos os cenários são bem escuros e sombrios. Os inimigos são bem variados, ao mesmo tempo que bem parecidos. Entretanto, temos vários inimigos especiais (Espantalho, Coringa, Arlequina, Bane, Crocodilo, Zsasz, Hera Venenosa Charada) e vários easter eggs. O jogo é um paraíso para quem cresceu lendo Batman e para os fãs do quadrinho Asilo Arkham (1989).

Jogabilidade

Batman foi um herdeiro direto de Assassin’s Creed no estilo de luta. Trouxe o sistema de batalha bem semelhante, possibilitando ao Batman lutar contra vários inimigos simultaneamente sem aumentar a dificuldade a níveis frustrantes e sem deixar o jogo parado vindo um inimigo de cada vez.

Além do modo combate, Batman também possui um modo Stealth, auxiliado por vários gadgets: Modo detetive, que possibilita a visão dos inimigos em um determinado raio, independente de possuir obstáculos ou paredes, e a condição (armado ou desarmado); Batarang, que pode ser arremessado para desnortear os inimigos, desarmar ou pressionar botões fora do alcance normal; Gel Explosivo, pode ser utilizado para abrir caminho em paredes frágeis e para armar armadilhas (Ex.: após analisar a rota de determinado inimigo, você faz a marca do gel no chão ou na parede próximo do percurso dele e espera ele passar lá novamente, daí explode remotamente); BatClaw, que serve para o Batman se locomover no velho modo Spiderman de ser e para desarmar os inimigos.




Além dessas duas modalidades de lidar com inimigos, os gadgets dão ao Batman a capacidade de realizar investigações. O modo detetive permite a análise de fluidos e a captação do mesmo tipo de fluido. Ex.: você deseja resgatar uma pessoa e encontra apenas a cena do crime com algumas manchas de sangue. Você analisa o sangue e verifica ao redor onde mais tem marcas do mesmo sangue. Elas formarão uma trilha que irão lhe levar até a pessoa a ser resgatada.

A dificuldade do jogo é bem equilibrada. Sendo até fácil nos combates contra inimigos normais e complicando um pouco nos boss, mas só até você pegar o jeito daquele boss em específico. A questão investigativa, entretanto, complica um pouco mais. Mas nada a ponto de ficar estressante.

História

Batman Arkham Asylum começa com o Coringa sendo transportado para o Asilo Arkham, de onde já era prisioneiro, tendo sido recapturado por Batman. Ao transporta-lo para a cela, Batman acha que tudo está sendo muito fácil e decide ir junto para verificar o encarceramento de seu arqui-inimigo. Em determinado momento do percurso, uma emboscada ajuda Coringa a fugir de suas algemas e se infiltrar mais a fundo no asilo, onde deveria ser apenas um prisioneiro, mas virou o líder de uma fortaleza bem estruturada. Batman deve então enfrentar vários inimigos e seus próprios medos dentro do asilo a fim de impedir o plano do Coringa.

O jogo é impecavelmente bem arquitetado fazendo jus à sua fonte inspiradora, o quadrinho Asilo Arkham, um dos quadrinhos mais lidos e comentados de todos os tempos. A história explora os limites, não só físicos, mas mentais, de Batman e leva o jogador a conhecer os confins da sanidade de uma mente insana: Coringa.

Bem vindo ao manicômio!

Bem vindo ao hospício!

Custo/Benefício

O jogo é muito fácil de encontrar e por um preço mais que camarada. Podendo ser encontrado até junto à sua continuação: Arkham City, que virá no episódio 39, pelo preço de um jogo só. O título é altamente recomendado para os fãs de jogos de ação e simplesmente obrigatório para os fãs de Batman.

Minha nota para o jogo é 9.3. E você, prezado leitor, já jogou? Que nota dá ao jogo? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários.