TV Coreana: O entretenimento dentro de casa

por em 1 de agosto de 2017
 

Nas primeiras postagens, foi mostrado um pouco sobre as agências de música coreana e sobre grupos que já vieram ao Brasil. Mas devo dizer-lhes que o K-pop vai um pouco mais além das músicas e dos grupos. Tem a ver também com a TV coreana, a rádio, o cinema, a moda. Nessa indústria de entretenimento, que se espalha por tantos veículos de comunicação, podemos encontrar uma variedade de tópicos que, mesmo que você não seja fã da música, pode ser que curta os filmes ou as novelas, produtos ou programas de variedades.

Canais

Para começar, dividirei essa parte da TV coreana em duas: uma que abordará alguns programas, e uma segunda parte que terá alguns doramas (novelas). Então para começar, devemos falar um pouco sobre as estações de TV mais conhecidas: KBS, SBS e MBC.




A Korean Boradcasting System (KBS) foi fundada em 1927 como sistema de rádio, mas hoje se expande pela TV terrestre e a cabo e internet, sendo um dos maiores sistemas televisivos da Coréia com 3 canais terrestres, 7 a cabo, 7 frequências na rádio, além de dois canais no Youtube (KBS World TV e KBS Latino) com legendas para os fãs estrangeiros.

Alguns de seus programas, que são exibidos atualmente são os programas: Happy Together, Gag Concert, Return of Superman e Hello Counselor.

Alguns doramas que passaram pela estação foram Boys Over Flower, Dream High, Love Rain, Hello Monster e Hwarang: The Poet Warrior Youth.

A Seoul Broadcasting System foi fundada em 1991, também como sistema de rádio e expandiu-se no final do mesmo ano para TV, contendo hoje o total de um canal terrestre, duas estações de rádio e 7 canais de TV a cabo.

Na sua programação atual contém os programas Running Man, Law of Jungle, Fantastic Duo Season 2, Scene Stealer: Script Scholarship e My Ugly Duckling.

Os doramas que já passaram pelas telas dos coreanos vindos desse canal foram My Girlfriend Is a Nine-Tailed Fox, City Hunter, You’re beautiful, 49 Days, Rooftop Prince, I Can Hear Your Voice, Hyde, Jekyll and Me, I’ts Okay It’s Love.

A Munhwa Broadcasting Corporation foi fundada em 1961 e também começou como sistema de rádio, e hoje contém um canal terrestre, três estações de rádio, cinco canais a cabo e satélite, 3 terrestrial DMB, e 2 satélites DMB.

Alguns de seus programas atuais são Idol Star Athletics Championships, I Am a Singer, Weekly Idol, I Live Alone e King of Mask Singer.

E na sua lista de doramas podemos encontrar Personal Taste, Playful Kiss, My Princess, Me too, Flower!, Heartstrings, The Kings 2 Hearts.

Algumas emissoras apresentadas, agora é o momento de conhecer um pouco mais sobre alguns dos programas de cada emissora e de um canal a cabo. Assim vocês podem escolher o tipo de programa que faz mais o seu estilo e dar uma chance para naquele dia de folga que não tiver muito o que fazer e quiser dar umas risadas, ou conhecer mais sobre alguns dos assuntos abordados, ou lugares visitados, dependendo do programa que você escolha assistir. Infelizmente nem todos possuem legendas em PT-BR, mas as vezes algumas fansubs brasileiras legendam episódios em que algum grupo de Kpop tenha participado.

Programas

O Hello Counselor da KBS é um programa onde os apresentadores recebem cartas de pessoas que gostariam de ter um problema, causado por outras pessoas, resolvido. É quase o Casos de Família, apenas com o diferencial de que muitos dos problemas apresentados no programa são de fatos problemas reais, como bullying escolar, familiar ou social, preconceitos e outros muitos, e no final o caso com mais votos leva o valor de 1,000 dólares. O programa contém cinco apresentadores, e muitas vezes contam com convidados especiais, como cantores, atores e comediantes.

Todos os episódios podem ser encontrados no canal do Youtube da KBS World (Clique aqui).

O Return of Superman é um programa para a família toda, que mostra pais famosos tentando sobreviver dois dias sem a ajuda de suas mulheres, ou qualquer outra pessoa para cuidar de seu (s) filho (s), enquanto suas mulheres aproveitam uma folga. O show vem sendo exibido desde 2013 e já houve várias mudanças na sua composição, tendo hoje em dia apenas uma família que segue desde o primeiro episódio.

Aqui podemos ver diferentes lados de como é criar uma criança, não importa a idade, que um pai pode enfrentar, quando não acostumado aos exercícios realizados por suas mulheres todos os dias na criação de seus filhos, onde eles aprendem do jeito mais difícil que não é uma tarefa fácil. O programa já teve crianças de todas as idades, família com apenas uma criança, duas crianças de idades diferentes, gêmeos, trigêmeos, e até dois pares de gêmeas mais um bebê. Super recomendo caso você, como eu, adora criança.

Todos os episódios podem ser encontrados no canal do Youtube da KBS World.




Law of Jungle, bom, o nome já diz muito sobre esse programa da SBS. Seis celebridades são escolhidas para se juntarem ao Chefe Kim Byungman numa aventura onde eles devem viver durante quase uma semana em uma ilha, mata, floresta, vulcão ou o lugar que a produção do programa escolher. Vários países já foram visitados, inclusive o Brasil, em 2014, quando a “tribo” foi levada a explorar a nossa floresta Amazônica e nossos lençóis maranhenses. Durante o período da gravação do programa, a produção entrega vários desafios para a tribo liderada pelo Kim ByungMan, que é um comediante.

Eles têm que caçar, pescar, fazer fogo, montar uma brigada para protegerem-se da chuva e do sol, sofrer com os mosquitos, formigas, ter apenas uma refeição por dia, e isso se conseguirem o que comer. Esse programa é o programa caso você goste de ver superação, trabalho, e claro dar umas boas risadas.

Running Man, talvez o meu preferido, esse programa contém ação, comédia, culinária, luta, super-heróis… Sim, super-heróis. Running Man a cada episódio traz um jogo ou corrida diferente, mas que no final tudo se resume a uma coisa, correr. A marca do programa é não andar, mas correr. Os membros competem entre si, ou são um time contra outro, e eles devem correr contra o tempo para serem os vencedores das disputas de cada episódio. Pessoas são muito sortudas ou azaradas, mas todos devem ter cuidado com a traição de alguns membros, como o ator Lee Gwangsoo e o cantor de reggae HaHa, ou evitar se encontrar com o Comandante, o cantor Kim Jongkook, caso seja um jogo de força bruta.

Os outros membros são Yoo Jaesuk, comediante e considerado o apresentador da nação, Ji Sukjin, comediante e apresentador, as atrizes Song Jihyo e Jeon Somin, e o comediante Yang Sechan.

O programa já tem sete anos, teve a saída de um dos membros, mas ganhou outros dois esse ano, e conta com muita amizade entre os membros do programa, assim como também com toda a equipe que trabalha cm eles, principalmente os cameramen, que tem que correr bastante e sofrer com todo aquele equipamento, episódio atrás de episódio.

Knowing Hyung, do canal a cabo JTBC, é muita comédia, indo do nível básico ao nível mais louco que você possa imaginar. Aqui você pode aprender coisas novas sobre alguns artistas convidados, e o quão louco um artista pode chegar a ser. O elenco principal desse programa contém três comediantes: Lee Soogeun, Kim Youngcheol e Kang Hodong, sendo o último também um dos melhores apresentadores da Coréia e ex-campeão da luta livre coreana, o rapper e compositor Lee Sangmin, o vocalista da banda Buzz Min Kyunghoon, o ex jogador de basquete Seo Janghoon e o membro do grupo Super Junior Kim Heechul.

Nesse programa você pode esperar de tudo, desde eles transvestidos a eles falando diretamente ou dando indiretas sobre os escândalos ou segredos tanto dos próprios membros, quanto dos artistas convidados. Aqui ninguém é perdoado.

Alguns dos episódios podem ser encontrados na Netflix com o nome “Homens com missão”. Só perdoem o fato de em alguns episódios a música ser trocada por outra nada a ver.

O Abnormal Summit, também da JTBC, é um programa onde problemas sociais da Coréia são enviados para que representantes de outros países discutam sobre como aqueles problemas poderiam ser resolvidos e como são vistos em seus países de origem. É um programa bem educativo, que também envolve política. Mas, claro, também tem aquele toque de comédia. Vários representantes de vários países já passaram pela bancada do G12, como eles são conhecidos, inclusive um brasileiro chamado Carlos Gorito.

Esse programa educativo e divertido é a pedida certa se você curte saber sobre vários países, seus pensamentos e costumes, mas não tem como sair pesquisando tudo. Alguns de seus episódios podem ser encontrados na Netflix também. O nome continua o mesmo.

Crime Scene, da JTBC, é um programa de mistério e assassinato, onde um caso é apresentado e os participantes são os suspeitos do crime. Dos seis participantes, um é o detetive que vai investigar o caso e os outros são os suspeitos, e apenas um deles é o (a) criminoso (a). O programa, que acabou sua terceira temporada a pouco tempo, cria toda a cena do crime, seja ela uma cidade, um complexo de apartamento ou uma casa. Pistas de quem é o assassino (a) estão escondidos na cena, no corpo da vítima e nos suspeitos. Todos devem falar a verdade, menos o (a) criminoso (a), ele (a) é o (a) único (a) que pode mentir. Mas aqui nem tudo é suspense não, tem um pouco de comédia também.

Durante toda a exibição do programa, os espectadores podem votar no site em quem eles acham que é o (a) criminoso (a), e quem acerta leva um prêmio. Assim como quem está no programa, se no final eles conseguirem prender o (a) criminoso (a), cada um que votou no (a) criminoso (a) leva 1,000 dólares, mas se um inocente for preso, o (a) criminoso (a) leva o dinheiro de quem prendeu o inocente.

Bom, galera, esses são os programas que mais tenho conhecimento e que gostaria que mais pessoas soubessem sobre a existência deles. Claro que existem muitos outros, a maioria com bastante comédia, como podem ver nos que estão presentes nesta lista, mas muito bons e que merecem ser legendados em português com mais frequência e ter mais fãs, não por serem coreanos, mas pela boa qualidade e máximo desempenho de cada programa.