TOP 4 Filmes Clássicos da Cultura Gótica

por em 30 de março de 2018
 

Ser gótico vai muito além do visual, é um estilo de vida, contendo uma vasta lista de filmes, literatura e musicalidade para o aprendizado do universo gótico. Baseando em meus conhecimentos, decidi fazer uma lista de “top 4 filmes clássicos da cultura gótica”, que também são interessantes para quem não é.

  • Entrevista com Vampiro (1994)

Pode parecer besteira, mas conheço várias pessoas que nunca assistiram a esse filme que contém Brad Pitty e Tom Cruise brilhando lado-a-lado num mesmo cenário. O filme é baseado nos sucessos da escritora Anne Rice, de 1976. A história fala sobre o vampiro Lestat e Louis, onde Louis decide contar sua história para um biógrafo, contando sobre como se tornou vampiro no século 18, sua trajetória e sobre seu mestre. 

 

  • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Eu sei, eu sei… é um filme do diretor Tim Burton, mas ele em específico é maravilhoso demais para não estar na lista. Quando eu era criança, morria de amores pela animação da Disney que contava sobre o Ichabod Crane e sua saga na nova cidade, um simples professor que tentava conquistar o coração da jovem da cidade.

Um pouco depois o diretor fez uma adaptação dessa história, modificando algumas informações que não estragaram em nada no filme. Ichabod é um detetive e é enviado para o vilarejo de Sleepy Hollow para resolver um caso de um cavaleiro sem cabeça que arranca a cabeça das pessoas.

O filme ganhou prêmio de melhor direção de arte, com um tom sombrio e contendo a Christina Ricci no elenco, a nossa eterna Wandinha. O melhor, esse filme esta disponível na plataforma Netflix.

 

  • Fantasma da Ópera (2004)

O filme fala sobre uma casa de ópera em Paris no século 19, e se passa narrativa da talentosa Christine e dos boatos sobre um fantasma que vive debaixo da casa de ópera. Uma trágica história de amor. O musical tem músicas maravilhosas, tanto que existem vários covers, onde o melhor que eu já ouvi foi da banda Nightwish. O ator Gerard Butler está maravilhoso, irreconhecível para quem está acostumado em vê-lo somente em comédias românticas.




 

  • Drácula de Bram Stoker (1992)

Falar sobre o Drácula não é mais uma novidade, exatamente por isso que esse filme é MARAVILHOSO. O filme é dirigido por Francis Coppola, baseado no livro “Drácula” de 1897. Conta sobre Drácula perder o seu amor e vingar-se pela morte da sua amada, tornando-se um vampiro. Durante os séculos, ele reencontra a sua amada em uma fotografia e busca encontra-la e reconquistá-la.

Os pontos positivos do filme é o visual e a atuação do Gary Oldman e Winona Ryder. Note que o filme sempre tem detalhes vermelhos pelo cenários, um detalhe que faz toda a diferença.