The Handmaid’s Tale | O Conto da Aia

por em 18 de Janeiro de 2018
 




The Handmaid’s Tale: vencedora de Emmy 2017 e do Globo de Ouro 2018, baseado em um livro escrito em 1985 pela escritora Margaret Atwood, fala sobre um futuro distópico, onde a República de Gillead (ex-Estados Unidos) é um regime totalitário no qual a religião domina todas as decisões, em meio de uma guerra civil.

Por conta de doenças e poluição, a taxa de fertilidade caiu drasticamente, existindo poucas mulheres férteis, tornando-se propriedades do governo para única função de procriação, sendo chamadas de Aias. As mulheres já não possuem mais direitos como trabalhar, controlar seu próprio dinheiro e ler até mesmo um livro.

O enredo conta sobre uma Aia chamada Offred, onde acompanhamos a dura realidade de perder a total liberdade para virar um objeto de procriação.

AVISO: a série contém cenas de estupro e violência.

Ao longo da série é explicado, utilizando-se de flashbacks, o que aconteceu com a população norte-americana, com o processo dos acontecimentos pequenos até grandes transformações no governo, com um regime novo, militarizado, hierárquico e completamente fanático. Confira o trailer:

O público reagiu positivamente a série, tendo 88% de aprovação, causando muitas discussões e debates pela internet, principalmente pela semelhança da atualidade com a distopia da série, sendo relevante para reflexão do estado atual do mundo. Também possui a participação de artistas como Samira Wiley (Poussey de Orange is The New Black) e Alexis Bledel (Rory de Gilmore Girls).

A série me surpreendeu. Com uma ótima atuação da atriz Elisabeth Moss, juntamente com um jogo de câmera e trilha sonora, captando todas as expressões, de desespero a ansiedade, trazendo empatia e dor junto à personagem. A série veio em cheio diante da situação atual, do desprezo e violência à mulher diariamente.

Para quem curte drama e política, “The Handmaid’s Tale” vale muito mais que a pena. A série já foi renovada para uma segunda temporada e a primeira está completa e disponível em várias plataformas para download.