Review TF74W – O Tablet com Windows 8.1 mais barato do mercado!

por em 22 de fevereiro de 2015
 

A tecnologia evolui cada dia mais e cria novas necessidades para o homem. Sempre voltando para a praticidade e a mobilidade. O homem do século 21 quer poder fazer qualquer coisa a qualquer lugar sob quaisquer condições. Assim foram criados os smartphones e tablets. Mas mesmo assim ainda não se podia fazer tudo. Haviam coisas que só um PC conseguiria fazer, ou só em um PC conseguiria fazer de forma satisfatória.

Eis que surge o Windows 8 com sua proposta de ser utilizada em tablets, assim você teria as funcionalidades de um PC com a mobilidade de um tablet. Entretanto, os preços de tais peças eram demasiado elevados, fazendo com que somente os mais dispostos adquirissem o produto. Essa é a proposta da CCE com o TF74W: Um tablet com Windows 8.1 e um preço bastante camarada. Mas será que o custo benefício compensa a compra? Confira!

Design e Acabamento

O TF74W é uma barra preta com a frente toda em vidro e a traseira emborrachada. Na frente temos a tela e a câmera frontal. Na parte traseira apenas a câmera principal, saída de som e logotipos bem como as informações do aparelho. Considerando a câmera frontal do lado superior direito, nas laterais esquerda e superior nada temos. Na parte de baixo temos o botão de energia (que também bloqueia o aparelho) e os botões de volume. Do lado direito temos o botão Windows, entrada para fones de ouvido do tipo P2, entrada micro USB e slot para cartão MicroSD.

Com o tablet na horizontal, as bordas laterais são largas permitindo uma boa pegada para segurar o tablet. Já com ele na vertical, as abas laterais são menores, mas ainda proporcionam conforto no manuseio.

TF74W

Tela e Câmera

Temos uma tela de 7” capacitiva com resolução de 1024×600 e capacidade para até 5 toques. Apesar da baixa nitidez, a visualização de vídeos e fotos ocorre de forma satisfatória, principalmente com as abas laterais que auxiliam no manuseio do tablet. A tela pega com bastante facilidade marcas de dedo, então, tenha sempre um lenço por perto para limpa-la periodicamente.

A CCE, para manter o tablet com custo baixo, fez um ajuste dentro do Windows para rodar com resolução de 1280×768 na tela (que tem 1024×600), então a imagem perde um pouco a qualidade dando a sensação de que a tela é ruim. Entretanto, com o Windows 10, a Microsoft nos deu de presente a resolução nativa do Windows de 1024×600. Ou seja, com o Windows 10, a tela ficará com sua nitidez natural. Basta esperar pra atualizar.

A câmera frontal é de resolução VGA e, em minha humilde opinião, ficou mal posicionada em relação à tela na horizontal. Mas, mesmo assim, cumpre o papel quando o assunto é vídeo-chamada. A câmera traseira, de 2Mpx cumpre o papel como quebra-galho. Em meus testes, mesmo com boa iluminação, as fotos ficaram bem granuladas.




Foto tirada pela câmera principal do TF74W

Foto tirada pela câmera principal do TF74W

 

Sistema Operacional, Armazenamento e Processamento

Aqui é onde o pequeno CCE brilha. Temos um Windows 8.1 rodando em sua totalidade. É possível instalar qualquer aplicativo de desktop, desde que se atente às limitações de processamento do tablet.

Em questão de armazenamento, a CCE colocou apenas 16GB de memória ROM. Dessas, o Windows ocupa mais da metade, sobrando menos de 6GB para o usuário. A expansão através do cartão de memória de até 32GB, apesar de não possibilitar a instalação de aplicativos da Loja da Microsoft, permite instalação de programas de Desktop.

Já com relação ao processamento, a CCE foi humilde e tentou deixar o tablet bem barato. Temos um processador Intel Atom Z3735G Quad-Core de 1,33 Ghz e 1GB de memória RAM DDR3. Não há informações sobre a GPU ou se há uma GPU. O conjunto de processamento se comportou de forma surpreendente, realizando o boot até a tela de seleção de usuário 10 segundos e, após colocada a senha, levando mais uns 3 segundinhos para apresentar a Start Screen.

Minha preocupação maior era por conta da memória RAM. Mas em tarefas do dia a dia o tablet se saiu muito bem. A navegação na internet através do Internet Explorer foi altamente satisfatória. Funções básicas do Windows funcionaram perfeitamente (Música, e-mail, calendário, Skype, loja, Notícias etc.). Ele funciona bem com você fazendo até 3 coisas ao mesmo tempo (Música, Skype e internet, por exemplo). E só quando deixei alguns programas abertos (E-mail, Excell, Word, Música e IE) foi que ele veio a apresentar lentidão e até travar o Word, mas nem precisei recorrer ao gerenciador de tarefas.

Bateria e Autonomia

Temos aqui uma bateria de 2400 mAh, que é uma quantidade até tímida frente a outros tablets. A carga dela é relativamente rápida e o consumo é moderado, durando mais de 5 horas com uso contínuo. A ressalva fica para o modo de StandBy, que faz com que a bateria descarregue rapidamente. Então, se não for utilizar por algum tempo, desliga.

Custo/Benefício

O tablet não traz recursos inovadores ou de última geração. Mas traz um preço realmente camarada. Custando menos de R$300,00 reais, esse é sem dúvidas o melhor que poderia se esperar. Comprando a parte um hub USB e um teclado e mouse sem fio, você tem um PC com menos de 300g pra levar para qualquer lugar.

Deve-se lembrar, durante o uso, das limitações de hardware do aparelho. Então um Autocad, por exemplo, certamente não rodaria.

Compre seu Tablet TF74W no Submarino