Review Lenovo Vibe A7010

por em 13 de dezembro de 2015
 

Semana passada a Lenovo  fez o lançamento de um novo aparelho (confira aqui), o Lenovo Vibe  A7010, uma das maiores dúvidas presentes no lançamento era sobre o envolvimento da Motorola nesse device e podemos esclarecer agora, o Lenovo Vibe A7010 lembra a Motorola apenas por ser montado e distribuído aqui no Brasil pela Motorola, o restante é exclusivamente um aparelho Lenovo e as configurações não são básicas, conforme vemos abaixo:

  • Tela Full HD de 5,5 polegadas, com ângulo de visualização de 178º
  • Câmera traseira de 13 MP com flash duplo CCT e balanceamento de cores e câmera frontal de 5 MP
  • Processador True Octa-Core de 64 bits e 2 GB de RAM
  • Armazenamento interno de 32 GB que pode ser expandido com cartões microSD de até 128 GB
  • Dual Chip com conexão 4G para ambos os chips de dados

Para escrever este review, testamos o aparelho da Lenovo como qualquer usuário que compra um novo telefone. O telefone de uso do dia a dia foi deixado de lado (Moto Maxx) e embarcamos nesta aventura Lenovo.

O Lenovo Vibe A7010 vem acompanhado do carregador, cabo usb, fone de ouvido, manual e uma capa protetora traseira

Lenovo A7010_Inicial (8)

Migração de Aparelhos

Para qualquer usuário que já possui um device com Android, migrar de aparelho não é uma tarefa difícil. No aparelho da Lenovo as telas inicias de configurações de novo aparelho são parecidas com outros aparelhos com Android superior ao 5.0.

Lenovo A7010_Instalacao

Porém essas configurações iniciais podem demorar um pouco e consumir dados da internet ou seu tempo. Já instalado na ROM do Vibe A7010 existe um programa chamado CLONEit (que pode ser usado em qualquer smartphone Android, confira no google play) que faz a migração de contatos, sms, mms, log de chamadas, apps (não os salves), configurações de sistema, fotos, músicas e vídeos. Com essa ferramenta em alguns minutos consegui deixar o Lenovo da mesma forma que tinha anteriormente no meu Moto Maxx.

Lenovo A7010_Shared

Performance de Bateria

O Lenovo Vibe A7010 possui uma bateria de 3300 mAh que não pode ser retirada do aparelho pelo usuário. Nos testes realizados eu não tive dor de cabeça, atendeu ao meu perfil de uso, tão bem quanto o Moto Maxx. Recarregava uma vez ao dia, ou seja, carregava pela manhã, ia trabalhar e precisava recarregar apenas na manhã seguinte.

É claro que depende muito do que você utiliza de apps no aparelho, no meu caso, usei bastante facebook, email, twitter e whatsapp. Não utilizo smartphone para escutar música, ver filmes ou jogar.

Lenovo A7010_Bateria

Aplicativos Vibe

O Lenovo Vibe A7010 roda com Android Lollipop 5.1 e a interface do usuário Vibe UI 3.0, que tem diversos recursos que auxiliam o usuário em diversas tarefas rotineiras e alteram muito a aparência das telas. Por exemplo, o gerenciador de tarefas, que pode alternar entre aplicativos através de cards (Padrão Android 5.0) ou para o modo de janelas, assim como a presença de um botão de limpar os app recentes do gerenciador.

Lenovo A7010_GerencTaref

Outra mudança da interface da Vibe UI é a possibilidade de aplicar temas, com alteração de ícones, tela de bloqueio, papel de parede, por padrão o Lenovo Vibe  já vem com os seguintes temas: Sunny, Elegant Life, Hot Move, Pulse, Less is more e Mirage. Porém é possível o download e instalação de novos temas, basta procurar por “Temas Lenovo A7000“.




Lenovo Vibe

Performance em Jogos

No quesito entretenimento o Lenovo está saindo na frente de muitos aparelhos disponíveis no mercado, principalmente no quesito de qualidade do som.

O Vibe A7010 possui a tecnologia de áudio Dolby Atmos, que funciona como um decodificador mais avançado para o som reproduzido pelo dispositivo, tanto através do fone de ouvido ou pelos dois speakers frontais. Além das melhorias no áudio, o Lenovo Vibe A7010 possui um codec específico para reduzir ruídos ambientes e ecos sonoros, que são captados a partir dos três microfones do dispositivo. Esse codec faz com que o som seja mais imersivo e envolvente enquanto o usuário executa vídeos ou jogos, conhecido também como som surround.

Como podemos ver a diferença de áudio no vídeo abaixo, onde o Lenovo Vibe é o aparelho da esquerda e o Motorola Maxx é o da direita:

Na jogabilidade não vi diferenças na performance do Vibe comparado ao Moto Maxx,

Câmera Vibe – Um V para as fotos.

A câmera traseira do Vibe A7010 é de 13 MP e conta com autofoco, HDR, controle de ISO e grades. Existe uma função específica para a câmera frontal, de 5 MP, chamada de V-Selfie, que captura a imagem automaticamente quando o usuário faz a letra V com os dedos. Como podemos perceber a qualidade nas fotos abaixo:

Lenovo Vibe

O diferencial na questão da câmera é justamente o software, com diversos recursos que facilitam o uso da câmera, ou acrescentam edições a foto. Vale destacar os seguintes recursos da câmera: V-Selfie, onde basta na hora da Selfie fazer um V e a foto é tirada, poder bater a foto apenas colocando o dedo no leitor de biometria, modo beleza que na selfie retira algumas marcas de expressão e defeitos na foto.

Lenovo Vibe

Características Especiais

Não poderia terminar este review sem falar de alguns recursos especiais disponível no Lenovo Vibe, como o leitor de biometria, que facilita muito para tirar uma foto, e desbloquear o seu aparelho sem precisar digitar diversas vezes uma senha. Você precisa cadastrar da mesma forma um pin no sistema google (por diversos motivos) ,mas o desbloqueio ocorrerá pelo leitor de digital. Ainda pensando depois dessa semana como retornarei ao meu Maxx onde preciso digitar a senha!!!

Outros recursos simples, mas que facilitam muito ao usuário, é a ativação da tela em standy-by através de um toque duplo na tela, não é o mesmo sistema da LG (Knock Code), mas já ajuda não desgastar tanto o botão Power do aparelho. Outro recurso simples se trata da opção de virar a tela para baixo para silenciar o aparelho e não ser interrompido. Confira abaixo o funcionamento do toque duplo e desbloqueio pelo leitor.

Duas áreas – Dois perfis

O último recurso que sentirei muita falta no Vibe é a Área Segura, onde posso configurar um aparelho completamente diferente, sem precisar criar instalar novamente os aplicativos, acessar contas diferentes.

Com esse recurso posso ter dois Whatsapp sem precisar instalar no meu aparelho qualquer aplicativo de terceiros, posso ter duas contas de qualquer aplicativo sem interferir nas notificações. As notificações da outra tela irão se apresentar apenas como um ícone do app com ponto vermelho. O recurso também é aplicado aos arquivos e fotos internas geradas em cada área.

Um ótimo recurso para aparelhos dual chip ou para pessoas que desejam separar o profissional do pessoal.

Lenovo Vibe

Disponibilidade

O Lenovo Vibe A7010 já está a venda em diversas lojas do varejo com preço sugerido de R$ 1.299,00, porém com descontos, cupons e pagamento à vista é possível conseguir um valor menor. Além do próprio Site da Lenovo, onde você tem informações completas e a possibilidade de compra direta com o fabricante.

Lenovo Vibe

Gostou do Lenovo Vibe? Ficou com alguma curiosidade? Deixe sua dúvida nos comentários!