Pesquisa traça o novo perfil do Gamer Brasileiro

por em 9 de Fevereiro de 2015
 

Em janeiro a SIOUX em parceria com a BLEND NEW RESEARCH, empresa de pesquisa especializada em consumo, realizaram a Pesquisa Game Brasil 2015 em 25 Estados e no Distrito Federal, com 909 entrevistados e traçaram o Novo Perfil do Gamer Brasileiro.

novo perfil do Gamer Brasileiro

Um fato que não é novidade é que o console mais popular do Brasil continua sendo o Xbox 360 com 42,9% de jogadores, eu mesmo tenho um e a maioria dos meus amigos também. A popularidade do console se deve ao fato de poder destravar e encher o HD de jogos piratas ter um preço amigável e vir com o Kinect, que apesar de não ter muitos jogos AAA, tem bons jogos casuais para a família, além do console ser uma ótima central de entretenimento e ter uma publicidade mais pesada que os concorrentes.

Confira a história do Xbox aqui

xbox_360

Aproveite pra comprar seu Xbox 360 250 GB na Americanas!

Em segundo lugar vem o PlayStation 2 da Sony com 38,9%, a medalha de bronze vai para o PlayStation 3 com 30,3% da população de gamers.

Conheça mais dos 20 anos do Playstation aqui

Já nos consoles da oitava geração o PlayStation 4 “lidera” com 10,4% dos gamers, seguido do Xbox One com 7% e Wii U 2,2%, participação bem inexpressiva por enquanto, tendo em vista o sucesso que foi seu antecessor, o Nintendo Wii.

Sabia que a Nintendo completou 125 anos?

A participação feminina está aumentando com o passar do tempo, hoje 47,1% (em 2013 eram 41%) da população que declara jogar algum tipo de jogo eletrônico, nem que seja Candy Crush é mulher, enquanto a maioria, nem tanto esmagadora de 52,9% são homens.

Um dado interessante é que 82,1% dos pais entrevistados declararam jogar com seus filhos. Já sobre Smartphones 66,4% aceitam baixar jogos que tenham publicidade, mas ironicamente 64,4% das pessoas dizem que os anúncios atrapalham a jogatina.

games3

Sobre a compra dos consoles, a sua maioria ocorre nos canais de varejo nacionais e oficiais, que somam 63,9% das vendas, seguido pelo mercado paralelo com 17,1% e viagens internacionais com 14%. Isso se deve ao fato das lojas nacionais darem a garantia do produto – critério que influencia em 71,2% das decisões de compra seguido da opção de parcelamento como fator de influência de compra com 14,4%. Das pessoas que compraram fora do país 98% afirma que o principal motivo da compra foi o preço, afinal aqui no Brasil não tá fácil pra ninguém não é?

games4

games5

Então você concorda com essa pesquisa? Em qual perfil você se encaixa? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: C




  • Nathan Aguiarr

    tá errado
    o ps2
    é o melhor o/ ever

  • Jonas

    Ainda faço parte dos 20% que possuem um PS3. Mas isso logo vai mudar.. huehue

  • Hikari .

    Ok, e PC e Android como plataformas de game, num contam?