5 locais no mundo para se jogar Escape Room

por em 20 de março de 2016
 

O Escape Room Directory é um site que tem uma lista de Escape Rooms de todo o mundo, e que já contabiliza mais de 3400 salas espalhadas em mais de 680 cidades. Isso quer dizer que na sua próxima viagem você pode vir a conhecer algum Escape Room fora do Brasil. As escolhas são inúmeras, mas para te ajudar, preparamos uma lista com 5 locais no mundo para se jogar Escape Room

5 – Pequim (299 Escape Rooms)

beijing




O motivo dessa cidade estar na lista é óbvio, Pequim é a cidade no mundo com maior número de locais para jogar. A diversidade de temas é imensa e se tiver dúvidas em relação à qualidade das salas, pode recorrer a rankings em diversos sites. Pequim só tem um problema: o idioma, mas se isso não é problema para você, aproveite. Se você tirar um ano sabático, é possível jogar um jogo por dia, e ainda assim, sobram alguns dias de férias.

4 – Tokyo (9 Escape Rooms)

tokyo

Existem duas histórias sobre o surgimento dos Real-life Escape Room Games, uma delas é relacionada a uma empresa chamada Scrap que desde 2007 convida jogadores a participar de seus Escape Rooms. Além disso, a SCRAP tem a licença para produzir jogos de diversos animes famosos, como attack on titan, e produz jogos com temáticas que vão levar os fãs para dentro dos seus animes favoritos.

3 – Los Angeles e San Francisco (60 Escape Rooms)

5 locais no mundo para se jogar Escape Room




A segunda história sobre a origem dos Escape Rooms está relacionada ao Vale do Silício, e conta que em 2006 um grupo de programadores criou um jogo chamado “Origin”, baseado nos mistérios de Agatha Christie. Além do motivo histórico, Los Angeles tem uma diversidade grande de Escapes e uma qualidade de jogo muito elogiada por jogadores. Pra finalizar, espera-se que a próxima convenção de Escape Room Owners aconteça na cidade, devido ao grande número de desenvolvedores no local.

2 – Toronto (35 Escape Rooms)

5 locais no mundo para se jogar Escape Room

Toronto não é um centro de importância histórica para os Escape Rooms, e tampouco o local com maior concentração de salas, mas certamente é o centro mundial de qualidade dos Escape Rooms. Para se ter uma ideia, existem quatro blogs especializados que classificam as salas da cidade em rankings e que fazem uma análise completa de cada local (claro, sem spoilers!), o Escape Reviewer é o mais famoso. Por isso, na região de Toronto você encontrará vários Escape Rooms que inovam no conceito do jogo e que são referência para o futuro da indústria.

1 – Budapeste (80 Escape Rooms)

5 locais no mundo para se jogar Escape Room

É a meca dos jogadores, pois tem a maior concentração de salas por habitante do mundo. Além da vocação turística que agrada jogadores de todos os continentes, a cidade toda é um convite a viver a experiência dos Escape Rooms, já que em suas ruas medievais é possível encontrar um castelo barroco, uma sinagoga neobizantina e um parlamento gótico, criando uma atmosfera mística e enigmática que culmina nos seus jogos de Escape Rooms. As temáticas são variadas, e vão desde salas egípcias até pós-modernas.

Já esteve em um desses 5 locais no mundo para se jogar Escape Room?

E no Brasil? Aqui em São Paulo já temos a maior concentração de jogos de escapada, cada local com um foco diferente. Posso dizer que o Escape Room SP se inspira no que há de melhor no mundo dos Escape Rooms, desde uma visão tradicionalista na sala Lado-B até uma visão conceitual moderna na sala Ateliê. Atualmente estamos trabalhando em 3 novas salas e o nosso objetivo é fazer São Paulo entrar nesse ranking, com salas que vão ser lembradas por jogadores de todo o mundo.