Onda Hallyu no Brasil

por em 29 de junho de 2017
 

Oppa Gangnam Style!

Em 2012, o cantor PSY fez sua volta aos palcos (normalmente chamado de comeback pelos Kpoppers) com o ritmo ‘Gangnam Style’, e foi uma febre mundial. Aqui no Brasil, não foi diferente. A música foi tocada em rádios e programas de TV, nos sons dos carros da vizinhança, e sua coreografia ‘cavalgando um cavalo’ fez parte das piadas do dia a dia do povo brasileiro, que estava fascinado com aquele tiozinho dançando loucamente no meio de cavalos. Mas antes mesmo desse sucesso, o Kpop já era conhecido por pessoas espalhadas por todo o Brasil.

Mesmo sem muitos dados que possam segurar minhas afirmações, posso tentar estimar que o Kpop já tinha criado uma raiz no solo brasileiro em meados de 2006. Nossinhora, 2006? Tudo isso? Sim, é possível que seja mais ou menos por essa data, já que em minha própria experiência (acompanho o Kpop desde 2009-2010) sei que antes mesmo desses anos, o Kpop já tinha fama – o suficiente para já ter perfis fakes no Orkut.

A partir de 2006, o espaço do Kpop foi aumentando tanto que eventos sobre a cultura asiática começaram a aderir a onda e a fazer competições dedicadas ao cover dos grupos. Mas foi em 2011 que tivemos a honra de receber um grupo coreano, mesmo que não para show e sim porque seriam jurados do Kpop Dance Cover. O grupo MBLAQ foi um dos primeiros grupos a pisar em solo brasileiro e sentir todo o carinho e amor que tínhamos – e ainda temos, tá Coréia? para dar. Em seguida mais grupos começaram a ter uma atração pelo Brasil e os fãs.

Lista de grupos que já pisaram em solo brasileiro (até mesmo antes do Kpop ter mais força):

2007

BoA, Tablo (Epik High) e Xiah Junsu (JYJ) e a pianista de Jazz Jin Bora para o comercial da Anycall.

2011

– MBLAQ- Jurados do KDC

– United Cube Concert em São Paulo – B2ST, G.Na e 4MINUTE

2012

– Dongjun e Kevin do ZE:A para o programa Star Date

– Xiah Junsu (JYJ) com a sua turnê Xia – Tarantallegra World Tour

2013

– Ailee, HyunJoong e BaeChiGi para a comemoração dos 50 anos de Imigração Coreana no Brasil, o KOFICE

– Super Junior com a sua turnê mundial Super Show 5

   – Nu’Est para show em Curitiba

– PSY para a folia dos trios elétricos em Salvador

2014

– Music Bank, show realizado pelo canal KBS com a solista Ailee e grupos como o MBLAQ, SHINee, CNBLUE, INFINITE, M.I.B e B.A.P

– Lunafly

– MR.MR como jurados para o Kpop Festival

– VIXX para o Korean Brand & Entertainment Expo

– VIXX para o Korean Brand & Entertainment Expo

– Lunafly

2015

– Boyfriend

– Boyfriend

– Lunafly

– Cross Gene para o Anime Friends

– Basick

– Basick

2016

– UNIQ

2017

– Stellar, fansign e show

– BTS

– MASC

– K.A.R.D

– BLAC7, que ainda está para vir

 

 

K.A.R.D no fansign de Fortaleza

Na última sexta-feira, 23 de Junho, teve um fansign do grupo K.A.R.D em Fortaleza, e adivinha quem estava lá e vai falar um pouquinho sobre o evento? Sim, eu mesma, mas primeiro falemos um pouco do grupo.

O K.A.R.D foi apresentado ao público em 2016, como um grupo co-ed projeto. Grupo Co-ed? Sim, um grupo que tem membros homens e mulheres, e no caso do K.A.R.D, duas mulheres e dois homens: Somin, Jiwoo, BM e J. Seph. Seu primeiro single foi ‘Oh Na Na’, que foi um sucesso, principalmente aqui no Brasil, com sua melodia e coreografia que, posso dizer, caiu certinho com o típico gostinho brasileiro. ‘Don’t Recall’ foi o sucesso que precedeu o de debute e antes mesmo do terceiro sucesso, ‘RUMOR’, eles haviam anunciado que fariam uma turnê mundial, e essa turnê passaria onde? No Brasil, claro. Para uma surpresa ainda maior, o grupo anunciou que passaria por quatro estados brasileiros: Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo São Paulo, a cidade escolhida para o show.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Ordem nas fotos: Somin, J.Seph, Jiwoo e BM.)

(Crédito nas fotos: K.A.R.D Brasil)

 

O evento foi maravilhoso, realizado pela Highway Star, e não há nada do que reclamar em termos de organização e simpatia, – espero que a produção continue lembrando de Fortaleza para futuros eventos como esse-, e durou três incríveis horas. O pessoal que se encontrava no Vila Galé, onde o evento foi realizado, não dormiu no ponto. Todos bem produzidos e organizados, foram a peça principal para que tudo fosse feito da maneira mais incrível e inesquecível. Músicas foram cantadas, até mesmo BumBum Granada – que por um acaso, J.Seph gosta bastante-, e outras como ‘Olha a onda’, ‘Assereré’ (que eles conheceram por um canal do Youtube que apresenta aos Idols músicas dos países latino-americanos) e claro que também tentamos ao máximo cantar as músicas deles, ao que eles retribuiriam tentando dançar sentados enquanto assinavam os pôsteres.

Uma das partes mais memoráveis foi quando conseguimos, nos 45 do segundo tempo, que o BM desse uma sarrada, coisa que ele havia aprendido a pouco tempo quando gravou um vídeo com o youtuber e membro do grupo Wibe, Iago Aleixo. Há vários momentos maravilhosos do evento que todos os fãs levarão para sempre, e espero que eles também. E que venham mais vezes, pois iremos recebê-los da mesma maneira, se não até melhor.

K.A.R.D – Rumor