Indicação de filme: A Lenda dos Guardiões

por em 26 de janeiro de 2015
 
(pôster: A Lenda dos Guardiões)

(pôster: A Lenda dos Guardiões)

Dirigido por: Zack Snyder

Lançado em: 2010

Sinopse: Soren (Jim Sturgess) é uma corujinha fascinada pelas histórias épicas contadas pelo pai sobre os Guardiões de Ga’Hoole, míticos guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar a espécie de uma grande ameaça. Por outro lado, seu irmão Kludd (Ryan Kwanten) zomba dele e tem ciúmes, procurando sempre atrair a atenção do pai. Um dia os dois são capturados e caem nas mãos dos Puros, corujas do mal que querem dominar o Reino do Oeste e a Grande Árvore.

 

Essa história é a adaptação dos livros da série “A Lenda dos Guardiões”, da autora Kathryn Lasky, e aqui no Brasil lançado pela Editora Fundamento. São mais ou menos 15 livros (talvez mais), alguns ainda não lançados aqui no Brasil, se eu não me engano. Eu não li os livros ainda, então irei falar somente do filme.

No início vemos a família de Soren, uma corujinha sonhadora que adora histórias épicas sobre as batalhas dos Guardiões (corujas treinadas para lutar contra o mal, tipo uma sociedade secreta de guerreiros)derrotando os inimigos. Ele vive com o pai, a mãe e seus dois irmãos: Kludd, que detesta essas histórias, e a pequena Eglantine, que é a coruja mais fofinha ever. Soren e Kludd estão ainda tomando aulas de como voar, quando são capturados por duas estranhas corujas e levados a um covil sinistro, onde uma belíssima coruja lhes diz que foram na verdade resgatados e agora iriam ter o privilegio de trabalhar para os Puros (ou corujas da raça Tytos), destinados a dominarem tudo. Soren recusa-se a se tornar um soldado dos Puros, e ali conhece a pequena corujinha do deserto, Gylfie, ambos condenados a terem trabalho inferior e a serem hipnotizados para que nunca pudessem escapar. Soren dá um jeito de os dois não serem hipnotizados e começam a armar um plano para escaparem dali. Enquanto isso, o irmão de Soren, Kludd, tornar-se um dos soldados dos Puros, ganhando prestígio e poder.

Metalbeak (Joel Edgerton) e sua rainha má, Nyra (Helen Mirren)

Metalbeak (Joel Edgerton) e sua rainha má, Nyra (Helen Mirren)

Soren e Gylfie são descobertos por outra coruja (não lembro se o nome dela era Jutt ou Jatt), que resolve ajudá-los, pois ele também havia sido arrancado de casa a força e ainda tinha esperanças de conseguir escapar. E enquanto não conseguia escapar, ele ajudava jovens corujas espertas a fazerem isso. Assim, ele lhes dá aulas sobre como voar durante um tempo, até que são descobertos e obrigados a irem embora, em busca dos Guardiões na Grande Árvore (o lugar onde as lendas dizem que eles moram), para avisarem sobre os planos malignos dos Puros.

Aqui começa a verdadeira aventura de Soren, onde tendo apenas as estrelas para se guiarem (felizmente sendo Gylfie uma coruja do deserto sabia se guiar perfeitamente por elas), acabam encontrando mais companheiros: Allomere, um bardo guerreiro e seu amigo rastreador, Digger (se não me engano), além da babá de Soren e seus irmãos, que havia ido procurá-los e tinha se perdido: a Sra. Plithiver, uma adorável cobra. Assim, juntos, eles encontram a Grande Árvore e começam o próprio treinamento para se tornarem Guardiões. Final feliz? De maneira alguma. Lembra dos Puros? Descobrimos que eles têm um agente duplo no meio dos Guardiões, que vai ajudar o incrível vilão das lendas que Soren tanto ouviu, Metalbeak, a derrotar os Guardiões em troca de poder absoluto. Com isso Soren tem que convencer a “realeza” dos Guardiões a irem resgatar seu irmão e todas as outras corujas sequestradas.

Os Guardiões indo para a batalha.

Os Guardiões indo para a batalha.

O filme é muito bonito. Todo o cenário parece ter sido feito para ser épico e grandioso. As corujas são incríveis, e a história é bem legal. É uma história bem clichê, na verdade, sendo a boa e velha Jornada do Herói, mas é algo que vale a pena ser visto. Amei as armaduras e as armas que algumas delas usam são iradas também. Achei legal que o herói da vida de Soren não era um velho amargurado que não queria treinar ninguém, e sim uma espécie de Obi-Wan Kenobi, que não hesitava em cumprir suas obrigações pensando no bem maior. Os personagens são cativantes, mas fiquei triste por não terem aprofundado um pouco alguns deles – acho que esperavam fazer isso em próximos filmes, mas até agora não tem rumores sobre uma continuação.

Geoffrey Rush dublando o "mestre" e herói Ezylryb.

Geoffrey Rush dublando o “mestre” e herói Ezylryb.

Eu assisti em inglês e posso dizer que tem muitas vozes que você vai reconhecer, como Hugo Weaving (que parece estar metido em qualquer filme de ação do mundo), Geoffrey Hush e Helen Mirren. O filme tem quase duas horas, mas ele é bem dividido e para os fãs de Zack Snyder, podem esperar boa ação. Eu gostei bastante, mas meu filho não curtiu tanto. Acho que ele é indicado para crianças lá pelos 10 anos, mas depende muito da criança também. E para você, grande criança que gosta de filmes épicos, eu indico bastante. É divertido, é emocionante e acima de tudo, tem corujas fodas. Então assista.