Hello Future – Gamificação na vida cotidiana para ganhar mais

por em 16 de Maio de 2017
 

O termo Gamificação já está no mercado algum tempo, resumidamente, gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Contrariando nossos pais e avós que falam que jogos não ensinam nada!!!

O processo de aprendizagem envolvendo jogos já está se tornando muito mais presente do que imaginamos, como os exemplos abaixo:

Minecraft Education

O famoso jogo de construção de bloquinhos que faz sucesso entre as crianças, já tem uma função educacional incrível, de organização interna da criança. Porém a Microsoft levou essas características para o ambiente da sala de aula, onde é possível ter os seguintes segmentos dentro do jogo:

  • Avaliar e refletir: com a câmera e um diário, os alunos conseguem salvar capturas de tela de seus exercícios, realizações e assim documentar seu progresso.
  • Aprendizado Imersivo: a plataforma possui diversos NPC´s(Personagens não-jogáveis) que foram desenvolvidos para guiar e ajudar os jogadores, extendendo e aprofundando as possibilidades de aprendizado.
  • Colaboração na sala de aula: Os alunos trabalham juntos em pares ou grupos simplesmente ao entrar em um mundo onde outros jogadores já estão.

Habitica

O desafio de criar hábitos para uma vida melhor nunca foi tão fácil com o jogo Habitica, nele você deverá criar um avatar, que é a sua versão virtual, com o qual você poderá visualizar de uma maneira divertida, mas ao mesmo tempo objetiva e clara, se está seguindo os planos e está fortalecendo a realização dos seus objetivos – seu avatar estará energizado e saudável – ou está deixando as coisas incompletas e diminuindo a possibilidade de cumprir a suas metas – seu avatar estará com poucos pontos de vida.

 

Hello Future

O Hello Future, é uma atividade gratuita de inovação e criatividade, direcionada para a área da educação. Realizada pelo Centro de Experiência da Full Sail University, docentes são convidados para um ciclo de oito encontros mensais que abordam assuntos como empreendedorismo, networking, música e artes visuais, por exemplo. A terceira edição acontece em 16 de maio e o tema é voltado para jogos e gamificação.

Uma das convidadas da programação é a Pá Falcão, artista e game designer com prêmios internacionais no currículo. Formada em Informática pelo ITA com pós-graduação em Jogos Cooperativos pela Unimonte e presidente da Pá Falcão DHO & Games. A profissional abre o evento falando sobre gamificação, método em que as melhores ideias de um jogo são extraídas e aplicadas no cotidiano, para trabalhar a criatividade e inovação.

Na ocasião acontece também uma oficina prática em que Tiago Eugênio, professor STEAM do Colégio Bandeirantes, ensina a transformar um desenho feito no papel em um jogo animado. O colaborador é formado em Game-Based Learning na Quest to Learn (EUA) e em Comunidades de Aprendizagem nas Escuelas Experimentales Província da Terra do Fogo (ARG). “Por meio de um aplicativo de celular, o participante irá desenvolver um jogo rápido durante o evento. Em seguida, faremos um brainstorming para estimulá-los a pensar no uso da tecnologia em processos educacionais”, explica Tiago.

Você aina pode fazer a sua inscrição para o evento hoje, através desse link – INSCRIÇÃO AQUI

Continue acompanhando nossa cobertura do evento para saber o que mais podemos utilizar a gamificão em nossa vida.