Gadgets
SuperchargedCrazy Awesome!
0comentários

Review Quantum SKY, prepare-se para um salto quântico

por em 9 de outubro de 2017
Detalhes
 
Fabricante
Modelo

Quantum Sky

Ano de lançamento

2017

Capacidade

64 Gb com 54 Gb disponíveis ao usuário

Preço

R$ 1349,00

Positivos

- kit de acessórios
- possibilidade de uso como controle remoto universal
- botões físicos
- sensor de digital no botão home com reconhecimento com toques leves
- atualização garantida para o Android O

Negativos

- Botão home com acionamento um pouco duro
- não há botão específico para o acionamento da câmera

Avaliação do Editor
 
Tecnologia
9.0

 
Capacidade
10

 
Desempenho
9.5

 
Construção
8.5

 
Preço
10

Pontuação Total
9.4

Deslizar para avaliar
Avaliação do Usuário
 
Tecnologia
5.7

 
Capacidade
6.5

 
Desempenho
5.3

 
Construção
6.4

 
Preço
4.8

Pontuação do Usuário
1 rating
5.7

You have rated this

Bottom Line
 

Excelente custo benefício e irá atender à todos que procuram por um telefone nesta faixa de preço

 

Testamos o novo Quantum Sky, o novo mid-end da Quantum, uma marca da brasileira Positivo Informática que completou 2 anos renovando a promessa de atender ao gosto do público brasileiro com o Quantum Sky, que irá suceder o Quantum Fly.

O Quantum Sky é o resultado de uma parceria de cooperação tecnológica com a companhia global Gionee, que está entre as dez maiores do mundo em vendas e traz como destaque a bateria de 4.010mAh com carregamento muito mais rápido e em apenas 30 minutos, o dispositivo está com 50% da carga total.

O Quantum Sky tem ainda a tecnologia MediaTek CorePilotTM, que diminui as perdas no consumo de energia, ou seja, conforme uma função é executada, o processador pode ligar ou desligar seus núcleos, de acordo com a quantidade necessária de energia para o smartphone naquele momento, evitando gastos de bateria.

Entre as características exigidas pelos brasileiros e que estão presentes no Quantum Sky, temos 4GB de memória RAM, 64GB de armazenamento, com possibilidade de expansão com uso de cartão microSD de até 256GB e câmera frontal com 16MP de resolução na captura de imagens e filmagens em alta definição. A câmera traseira possui sensor Sony com resolução de 13MP e faz filmagens em Full HD e é claro, Android 7.0 (N) com garantia de atualização para o Android 8.0 (O).

Review Quantum Sky

O posicionamento do Quantum Sky e da marca Quantum é o de proporcionar aos usuários que gostam de alta tecnologia, a possibilidade de uma compra inteligente, ou seja, um bom custo benefício.

Essa postura foi considerada também na escolha da marca Quantum, que na física, é o mínimo de energia necessária para que um átomo passe de um nível para outro.

Por isso, a avaliação será focada na capacidade do Quantum Sky atender esse perfil de usuário e menos na comparação com outros aparelhos.

Portanto, pelo preço de R$ 1349,00 conseguiria atender esse objetivo?

Performance

O processador MediaTek Helio P10 (MT6755), Octa-Core 2GHz, GPU Mali-T860MP2 a 700 GHz e os 4 GB de RAM são os responsáveis por um excelente tempo de resposta e também uma elevada capacidade para multi-tarefa, principalmente quando comparado com antecessor Quantum Fly.

Alternar entre apps abertos ou até mesmo a abertura do browser são atividades que são executadas sem qualquer delay e está rodando sem problemas até mesmo o último lançamento da Gameloft, Modern Combat Versus, que está deixando usuários de diversos aparelhos lançados recentemente decepcionados por não atender aos requisitos mínimos.

Bateria

A bateria possui 4.010 mAh e possibilita que eu consiga passar o dia todo longe de uma tomada, no meu caso, entre 15-18h, para entender melhor segue um resumo de minha utilização

  • Sincronização de 5 contas de e-mail, incluindo a leitura e resposta de cerca de 15 e-mails

5-7h de leitura de webnovels

  • 30 minutos de Clash Royale
  • 1,5h no Whatsapp
  • 1h em redes sociais
  • 100% do tempo conectado via Bluetooth com a Smart Band

Em resumo, em média 7h de tempo de tela e a maior parte do tempo conectado com a utilização de dados móveis.

Se quiser ter uma idéia de como é a sua utilização, minha recomendação é usar o app Lifelog (Sony Mobile)

Além disso, a tecnologia MediaTek PumpExpress funciona e realmente garante o carregamento de 50% da bateria nos primeiros 30 minutos, quando usado com o carregador original de 18W.

Conectividade

O diferencial do Quantum Sky é a existência de suporte à rádios FM (desde que um fone de ouvido esteja conectado), o que permite ouvir músicas e notícias sem depender de uma conexão de dados.

O Wi-Fi com suporte aos padrões 802.11 a/b/g/n agora também dá suporte à redes de 5 GHz, portanto as conexões podem atingir até 90 Mb/s.

Em minhas medições, o máximo que obtive foram 72 Mb/s, cerca de 70% do que pude obter ao testar a conexão usando meu notebook e roteador com 802.11 ac, que estava com 104 Mb/s.

Além disso, o BT LE 4.0 permite a conexão o dia todo com minha Smart Band sem prejudicar a autonomia.

E uma grande surpresa, o retorno do infravermelho! Através do aplicativo PeelRemote é possível usar o raio de infravermelho para controlar TVs, decodificadores de TV a cabo, aparelhos de DVD / Blu-ray, projetores, etc.

Armazenamento versus SIM Cards

O Quantum Sky possui 64 GB de armazenamento interno, dos quais 54 GB estão disponíveis aos usuários e ainda é possível a utilização de cartões micro SD de até 256 GB para aumentar a capacidade de armazenamento, desde que seja utilizado apenas um SIM Card.

O slot 1 permite o uso de um cartão Micro SIM e o Slot 2, de um nano SIM ou do cartão Micro SD.

Ou seja, há espaço de armazenamento para jogos, apps, músicas e fotos, mesmo que 2 SIMs sejam utilizados, mas o ideal seria que houvesse um slot exclusivo para o Micro SD.

Câmeras

A câmera traseira com 13MP com Flash, lente f/2.0 (sensor Sony IMX 258), faz filmagens em Full HD, possui flash e tem diversos recursos disponíveis que permitem desde fotos tiradas automaticamente, até mesmo a configuração personalizada dos parâmetros de cada foto e que permitem imagens com qualidade mesmo em situações com baixa luminosidade

Os recursos disponíveis para fotos, tanto para a Selfie, quanto para as demais fotos atendem à todos os gostos, desde a possibilidade de aplicação de filtros no momento de fazer a foto, quanto à possibilidade de acessar o modo profissional e alterar os parâmetros como ISO, tempo de exposição, luminosidade, etc.

Para a Selfie, além do Flash, há ainda o modo embelezamento que permite fazer correções automaticamente e que permitem afinar o rosto, alargar os olhos, etc.

O tempo de acionamento da cãmera, só não é menor devido ao fato de não existir um botão físico para sua ativação.

Abaixo alguns exemplos de fotos em diversas situações e em sua maioria com utilização do modo automático, que é o mais usado no dia a dia pela grande maioria das pessoas, inclusive por mim

Tamanho e manuseabilidade

A tela de 5,5″ com resolução Full HD (401ppi) e a introdução dos botões físicos deixaram o aparelho maior e mais pesado que o Quantum Fly.

Dimensões: 154,5 x 76,5 x 8,3 mm

Peso: 82g

Mas é muito mais fácil e prático usar os botões físicos (apesar de atrapalhar em alguns jogos), do que depender de ficar tocando a tela para ativar os botões virtuais.

E esse tamanho permite o uso, mesmo que seja com apenas uma das mãos.

Botão Home

O sensor de leitura de digitais está colocado no botão home, além de tornar o desbloqueio mais rápido, quando comparado com o posicionamento dele na parte traseira, o sensor também está muito mais eficiente, e consegue ler as digitais mesmo que o dedo esteja inclinado, o leitor do Quantum Fly, raramente funciona na primeira vez.

Kit de acessórios

O mais completo kit de acessórios está presente na caixa do Quantum Sky, algo que não é feito por nenhuma marca faz muitos anos.

Há aparelhos que eliminam até o mesmo o fone de ouvido do Kit, mas definitivamente não é o que acontece com o Quantum Sky, onde além do fone de ouvido e carregador de alta velocidade, o Kit ainda possui a película de proteção e uma capa de TPU, que além de proteger, torna ainda mais segura a “pegada” evitando que o aparelho escorregue das mãos

Conclusão

O Quantum Sky não tem a melhor câmera atualmente disponível no mercado, também não é o menor ou o mais leve, além disso, não é o que tem o melhor processador ou a maior quantidade de RAM ou de SIMs ou de espaço de armazenamento.

Mas, é o que tem o melhor conjunto de recursos na faixa de preço em que se encontra e vai com certeza atender à todos que procuram telefones nesta faixa de preço.