Filmes
0comentários

Crítica: Pequena Grande Vida

por em 21 de fevereiro de 2018
Detalhes
 
Gênero
Ano de lançamento

2018

Título original

Downsizing

Duração

2h16

Roteiro

Jim Taylor, Alexander Payne

Avaliação do Editor
Pontuação Total

Deslizar para avaliar
Avaliação do Usuário
Pontuação do Usuário

You have rated this

 

“A jornada de um homem mediano americano em busca de autoconhecimento.” Essa talvez seja a melhor forma de descrever “Pequena Grande Vida”, que entra em cartaz amanhã nos cinemas brasileiros.

Estrelado por Matt Damon, o filme se passa em um futuro parecido com o nosso. Contudo, a ciência lá é muito mais evoluída e existe um processo chamado “Downsizing”. O processo basicamente consiste em diminuir irreversivelmente as pessoas. Um homem de 1,80m passa a ter 12cm.

Os motivos que levam as pessoas a escolher fazer isso são dois e bem simples. Um: ajudar na questão da poluição no mundo. Pessoas menores, lixo menor, poluição menor. Dois: a economia pequena é bem fortalecida e mesmo pessoas de classe média-baixa podem ser ricas neste novo mundo. Aquela velha máxima de que menos é mais.

Pequena Grande Vida

E é aí que nosso protagonista, o homem comum Paul Safranek, entra. Um homem simples, sem grandes feitos, que nunca pôde correr atrás de seus sonhos, Paul é casado com Audrey (Kristen Wiig). Um dia Paul e Audrey decidem mudar de vida e passarem pelo tal processo. Obviamente, as coisas não dão tão certo.

Passado um ano, encontramos Paul vivendo uma vida medíocre tal qual era sua vida anterior. Mas tudo muda quando seu vizinho Dusan (Christoph Waltz) o chama para uma festa. Ao acordar no dia seguinte, ele conhece Ngoc Lan Tran e juntos, embarcam em uma jornada rumo ao amor próprio, autoconhecimento e o recomeço, com direito a se apaixonar.




Pequena Grande Vida

O maior problema do filme é que ele deveria ser uma sátira, mas há uma grande mudança de tom após a festa de Dusan. Isso deixa o filme um tanto quanto caricato e meloso demais. É como se a grande lição do filme não fosse usada no próprio roteiro. No entanto, é impossível não se apaixonar pela personagem Ngoc, uma ativista forçada ao processo sem querer e que dedica seus dias a cuidar das pessoas menos afortunadas. A força interna dela é definitivamente algo a ser admirado, assim como sua honestidade. Uma pérola incrível, em meio a um filme ordinário que não passa no teste de Bedchel.

Pequena Grande Vida

Elenco: Matt Damon, Kristen Wiig, Christoph Waltz, Hong Chau
Diretor: Alexander Payne
Estreia em 22 de fevereiro de 2018.

Trailer