Filmes
0comentários

Crítica: Moana – Um mar de aventuras

por em 11 de dezembro de 2016
Detalhes
 
Ano de lançamento

2016

Título original

Moana

Duração

103 minutos

Roteiro

Jared Bush, Ron Clements, John Musker

Avaliação do Editor
Pontuação Total

Deslizar para avaliar
Avaliação do Usuário
Pontuação do Usuário

You have rated this

 

Um misto de Frozen com Spirit. Essa é a melhor forma de descrever Moana, filme que tive o prazer de ver em primeira mão durante a Comic Con Experience 2016.

A primeira exibição do filme no Brasil aconteceu no Auditório Cinemark e teve as ilustres participações dos diretores Ron Clements e John Musker, responsáveis por vários clássicos da Disney como A Pequena Sereia e A Princesa e o Sapo.

A história

Moana sempre foi uma garota que almejava mais do que tinha no momento, sendo apaixonada pelo mar desde bebê. Contudo, seu pai, o chefe da tribo, não deixava que ela saísse da ilha. Tudo muda após sua avó contar sobre sua ancestralidade e é então que Moana percebe que nasceu para explorar o oceano, achar o grande semi-deus Mauí e salvar seu povo.

Moana

A Disney moderna

Apesar de não se considerar uma princesa, Moana sempre será lembrada como uma. Porém não deixe o rótulo enganá-lo. Nossa protagonista é extremamente independente. Algumas das melhores cenas vieram do auto-conhecimento e do crescimento que a personagem passa por no decorrer da película.

Uma outra característica marcante nela é o fato de ela não precisar de um par romântico para sair em seu resgate. Assim como a Rainha Elsa, Moana funciona muito bem sem um interesse masculino.

Mas o que talvez seja mais facilmente visto seja a etnia da protagonista. Ela não é branca, não é loira, não tem olhos azuis, não é delicada. Coisas que só faz com que nos identifiquemos mais com ela. No fim, isso é o mais importante: representatividade.

Moana

Bastidores

Após o filme, tivemos um painel com os criadores onde foi falado sobre o processo criativo e sobre as pesquisas necessárias para trazer o longa-metragem até o público. Foi feita uma grande pesquisa envolvendo as crenças do povo da Polinésia, de modo a não ofender ninguém – ou ao menos tentar, vide a polêmica envolvendo o semi-deus Maui.

A canção-tema do filme, cantada por Alessia Cara, é muito cativante e tem tudo para ser uma substituta a altura para a já cansada Let It Go.

Dublagem

Na versão original, Moana é dublada pela estreante Auli’i Cravalho, de 15 anos, e Maui por Dwayne Johnson (The Rock).

Vimos a versão final dublada no auditório e o grande destaque dela é Any Gabrielly no papel-titulo. A atriz de 14 anos fez a voz nos diálogos e canções. O mais interessante é que este foi seu primeiro trabalho como dubladora, tendo experiência em teatro musical, onde interpretou Nala em O Rei Leão. Já a dublagem do semi-deus Maui ficou a cargo de Tiago Abravanel.

Abaixo temos o trailer oficial dublado!


Moana: Um Mar de Aventuras

Elenco: Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Nicole Schezinger, Alan Tudyk.
Estreia dia 5 de janeiro de 2017.