Filmes
Filme Pipoca
0comentários

Crítica – Homem-Aranha: no Aranhaverso

por em 10 de janeiro de 2019
Detalhes
 
Ano de lançamento

2018

Título original

Spiderman: Into The Spider- Verse

Duração

1h56m

Roteiro

Phil Lord

Positivos

Estilo visual inovador
Roteiro perfeito
Trilha sonora arrebatadora

Negativos

Demorou para estrear no Brasil :(

Avaliação do Editor
Pontuação Total

Deslizar para avaliar
Avaliação do Usuário
Pontuação do Usuário

You have rated this

 

Estreia hoje (finalmente, né?) nos cinemas brasileiros a tão aguardada e divulgada animação Homem-Aranha: no Aranhaverso, baseada nos quadrinhos da Marvel e que conta com um protagonista diferente do que estamos habituados a chamar de Homem-Aranha.

Trata-se do jovem Miles Morales, adolescente negro e de descendência hispânica morador do bairro do Brooklyn em Nova York que acidentalmente é mordido por uma aranha radioativa e adquire poderes.

Por conta da morte do Peter Parker daquela dimensão, o jovem é obrigado a se colocar como o herói, além de lidar com problemas relacionados com a adolescência e a mudança para uma escola particular em regime de internato, longe de sua vizinhança e de seus amigos.

O Rei do Crime, famoso vilão dos quadrinhos da Casa das Ideias (e da cancelada série do Demolidor da Netflix), é o grande (e bota grande nisso) responsável pela criação de uma máquina que abre portais para outras dimensões.

Ao ligar essa máquina, ele acaba trazendo para a Terra-1610 algumas das versões dos hérois com poderes aracnídeos de outras realidades alternativas como o Homem-Aranha mais velho de outra dimensão (Peter B. Parker), a Spider-Gwen da Terra-65, o Homem-Aranha Noir da Terra-90214, o Porco-Aranha da Terra-8311 e Peni Parker da Terra-14512 (uma menina que possui um link psíquico com uma aranha radioativa que mora dentro de um robô-aranha construído pelo seu falecido pai).

Todos esses heróis aracnídeos acabam se juntando para colocar um fim no plano do Rei do Crime, voltar para suas respectivas dimensões e desligar de uma vez por todas a máquina.

Crítica

O filme possui um estilo visual inovador, talvez o primeiro de um novo gênero de quadrinho animado. Contando com um design sensacional, cores ressaltadas e diversos recursos gráficos da nona arte como balões, recordatórios, onomatopeias e diversos efeitos de preenchimento (rola até uns Kirby Krackles de vez em quando).

Apesar de ter quase duas horas de duração, o que é incomum para animações, o roteiro não permite que o filme perca seu ritmo, trazendo uma jornada do herói muito bem feita.

A trilha sonora é uma peça muito importante ditando o tom das cenas e dando maior grandiosidade para elas.

Em meio a todo essa explosão visual e sonora, o filme ainda introduz diversas mensagens sobre temas relevantes do nosso atual contexto social como representatividade, preconceito e diversidade.

Globo de Ouro 2019

O filme foi o vencedor na premiação do Globo de Ouro de 2019 na categoria Melhor Filme de Animação, concorrendo com Os Incríveis 2, Mirai, Wi-Fi Ralph e Ilha dos Cachorros.

Ações de Marketing do filme

Diversas ações de marketing foram preparadas para a divulgação da animação. Veja algumas delas:

Venom

Uma prévia de 15 minutos da animação foi exibida juntamente com o filme do vilão (anti-herói) Venom.

CCXP 2018

Durante o painel da Sony na CCXP 2018, que contou com a presença do ator Tom Holland – Homem-Aranha do Universo Cinematográfico da Marvel – uma nova prévia de aproximadamente 30 minutos foi exibida.

Grafites

A Sony Pictures convidou grafiteiros para ilustrarem muros em algumas cidades brasileiras. Clique nas imagens para ampliá-las.

Clipe da Música “Sunflower”

A Sony Pictures e a Republic Records juntaram-se pela primeira vez para criar uma antologia musical contemporânea para o filme. A trilha sonora vai abranger diversos gêneros incluindo Hip Hop, Pop e Música Latina.

Os cantores Post Malone & Swae Lee assinam o primeiro single da trilha sonora.

McDonald’s

Os brindes do McLanche Feliz a partir da semana de lançamento do filme serão bonecos dos personagens da animação.

São 8 opções de escolha entre Miles Morales, Homem-Aranha, Homem-Aranha Noir, Porco-Aranha, Spider-Gwen, etc.

Trailer