17 de fevereiro: Dia mundial dos gatos!

por em 17 de fevereiro de 2018
 

Dia 17 de fevereiro: O dia mundial dos gatos foi criado por uma instituição italiana, em prol de conscientizar as pessoas sobre os maus tratos aos gatos. A ideia se espalhou pelo mundo, e a data também é usada para promover a adoção de gatos abandonados, que é outro assunto importante. Aqui no Brasil temos campanhas constantes nesse sentido, e eu mesma adotei 5 gatos (sim, minha meta é me tornar a velha doida dos gatos).

Aproveitando a data, resolvei fazer uma pequena lista de alguns dos melhores gatos da cultura pop!

  1. Salem Saberhagen (Sabrina, aprendiz de feiticeira)

Começar com o melhor gato, Salem, que é apenas o maior ícone felino do mundo, pois ele costuma ser o espírito de animal de boa parte da população mundial.

Salem na verdade era um bruxo, que acabou sendo sentenciado a ser um gato sem magia durante cem anos por ter tentado conquistar o mundo. Ele está sempre por perto de Sabrina, agindo como uma espécie de mentor, e ocasionalmente colocando a menina em mais problemas. Além de ser, ele mesmo, um causador de confusão.

  1. Jiji (O serviço de entregas da Kiki)

Nem todo mundo o conhece, mas ele com certeza entra na categoria de melhores gatos. Jiji é respondão, sarcástico, leal e muito engraçado. E também é um gato preto, o que deve explicar o mau humor constante. Ele é o fiel amigo de Kiki, e sempre está ali por ela, apesar de passar por maus bocados por ninguém poder desconfiar que ele fala!

  1. Gato de Cheshire (Alice no País das Maravilhas)

Um dos gatos mais conhecidos do mundo, o Gato de Cheshire (mais conhecido como Gato Risonho) merece um destaque especial. Misterioso, preguiçoso, que adora provocar e fazer pegadinhas, ele é o espírito de vários gatos por ai. Marcado para nós nos traços da Disney, ele é um membro importante da aristocracia dos felinos pelo mundo!

  1. Meowth (Pokémon)

Gerações de crianças acompanharam ou acompanham Pokémon, e com certeza conhecem essa criatura. Um dos poucos a desenvolverem a fala, ele se envolve com a atrapalhada Equipe Rocket (Jesse e James), e está sempre metido em confusões que vão acabar mal para eles. Sarcástico, leal e inteligente, ele merece demais uma colocação nessa lista!

  1. Luna e Artemis (Sailor Moon)




Aos fãs de animes clássicos, Luna e Artemis com certeza fizeram parte da sua vida. Os dois gatos, ajudantes das escolhidas sailors, são inteligentes, fortes e fazem de tudo para proteger aqueles que amam. Luna é um pouco mais esquentada, representando os gatos que são meigos, mas perdem logo a paciência com os donos, enquanto Artemis é mais centrado e com certeza é quem lideraria outros gatos, se fosse na vida real.

  1. Gato Félix

Nascido em 1919, na época dos filmes mudos, esse com certeza é um dos gatos mais velhos a desfilar por essa lista. Ele foi conhecido por muitos anos, com suas aventuras envolvendo a sua bolsa mágica. Infelizmente, o Gato Félix tem estado bem sumido, mas a nostalgia ainda é presente.

  1. Garfield

Nascido em 1978, pelas mãos de Jim Davis, como não amar esse grande gato gordo e laranja, que figura até hoje em nossos corações? Ele é pura ironia e banha, um grande amante de sonecas e lasanhas. Suas tirinhas sempre são maravilhosas, e o gatão ainda faz parte da cultura pop, apesar de não andar tão em alta como antigamente.

  1. Tom (Tom e Jerry)

Sua primeira aparição nas telas foi em 1940, junto com seu arqui-inimigo Jerry, através da famosa Hanna Barbera. Hoje em dia o desenho pertence à Warner Bros. Tom também é um dos gatos mais conhecidos por aí, tendo sua vida limitada a perseguir o pequeno rato marrom. Ele é um gato esquentado, não muito inteligente, que gosta da vida boa, mas infelizmente, normalmente é colocado no papel de perdedor, já que a sociedade não aceitaria a morte de Jerry.

  1. Frajola (Frajola e Piu-Piu)

Outro gato velhinho para a nossa lista, Sylvester ou Frajola, nasceu em 1945, e fazia parte do desenho “Frajola e Piu-Piu”, ne época em que desenhos em que animais perseguiam outros animais fazia muito sucesso (vide o item anterior). Frajola aparece sempre faminto, buscando se alimentar de pequenos animais para saciar a sua fome. Uma das minhas gatas se parece muito com ele, e eu batizei a coitada de Sylvester. Coincidentemente, ela também é extremamente faminta e adora caçar qualquer bicho que apareça.

  1. Gato de Botas

Apesar do que muitas pessoas pensam hoje em dia, o gato de botas nasceu em um conto de Charles Perrault, em 1697. Ele possui diversas versões, e a mais conhecida do momento é o Gato de Botas dublado por Antonio Banderas, na franquia de filmes do Shrek, e que atualmente possui o seu próprio desenho animado. E vocês achavam que o gato Félix é que era velho!

E é isso pessoal! Eu sei que faltam muitos gatos nessa lista, então citem ai os felinos que vocês acham que merecia um lugar nessa homenagem.

Feliz dia mundial de gatos, e não esqueçam de adotar muitos gatinhos! (Ou cachorrinhos, sem preconceito!)